Na saúde, candidatos falam sobre ‘ambulânciaterapia’ e prometem fomentar tecnologia
Candidato João Alfredo citou transporte de pacientes da hemodiálise. (Foto: Marcos Ermínio)

A terceira pergunta no debate do Jornal Midiamax, realizado na noite desta segunda-feira (24), foi sobre saúde, do candidato do PSOL, João Alfredo, para o candidato do PV, Marcelo Bluma.

O psolista alfinetou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), citando “obra eleitoreiras, como em Três Lagoas, Dourados”, que segundo ele, “apareceram no último ano e que nos outros três anos esqueceu da saúde.

Bluma respondeu que investir na regionalização da saúde é fundamental para desafogar na Capital além de de fomentar a utilização de tecnologia para ajudar os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “Precisamos investir na saúde com plataformas e aplicativos. “O binômio boi e soja é importante, mas só o agronegócio não resolve. Precisamos criar polo de tecnologia e plataformas para a população não ficar esperando”, disse.

João Alfredo pontuou ainda que “ao invés de gastar rios de dinheiros em obras nababescas” em seu governo, seria investido em centros cirúrgicos e centrais de hemodiálise em pequenos e médios municípios para evitar “ambulânciaterapia”, neologismo para o transporte de pacientes de hemodiálise de uma cidade para outra. Bluma, para concluir, também citou planejamento e investimento em tecnologia para a saúde.