Em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (18) para inauguração da base nacional curricular, o ministro da Educação Rossieli Soares visitou a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, nas Moreninhas, considerada a melhor escola do Centro-Oeste por modelo de gestão e entre as cinco melhores do país, destacando o pioneirismo do Estado na discussão pelo currículo.
Soares participou da entrega da reforma da unidade, realizada em parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e afirmou que a prioridade do Ministério é avançar com inovações, com um currículo mais moderno, que dialogue melhor com os jovens e faça ele permanecer na escola, principalmente nas de tempo integral.
“A base nacional curricular é um dos documentos mais importantes que o país em nos últimos anos e Mato Grosso do Sul vai ser o primeiro Estado a entregar o currículo, que tem sido discutido com a sociedade e professores desde 2014”, explicou Rossieli. A ideia é implantar a base nacional em todos os Estados até o final do ano.
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), naquele ano Mato Grosso do Sul formou uma comissão para construção do currículo e foi o primeiro a dialogar com os municípios, em regime de colaboração, para a construção.
A Escola de Autoria, como é chamada a unidade de tempo integral em Mato Grosso do Sul, acaba integrando família, escola e comunidade. “A melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos tem demonstrado que esta é uma proposta que dá certo. O Ministério da Educação, por meio do FNDE, tem sido parceiro na melhoria física das escolas, principalmente as com este modelo de ensino integral”.
Para o governador, quanto mais se quebra a resistência dentro da própria vida escolar, implementando as Escolas de Autoria, melhores são os resultados. “Mato Grosso do Sul é referência na construção curricular”, ressaltou o ministro.
O currículo de MS será apresentado oficialmente em evento ainda nesta manhã no Hotel Chácara do Lago.