Pular para o conteúdo
Política

Marun ‘dribla’ lei e voa 12 vezes em aviões da FAB para finais de semana em MS e no RS, diz jornal

Ministro teria usado voo oficial alegando motivos de segurança e razões de serviço
Arquivo -

Nos primeiros 5 meses de 2018, o ministro da Secretaria de Governo, (MDB) utilizou os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) por 12 vezes para passar feriados e finais de semana em , seu domicílio eleitoral, ou Porto Alegre (RS), sua cidade natal. Entretanto, as viagens em questão não seriam permitidas com o seu status de ministro de Estado.

Apesar do decreto 4.244, de 22 de maio de 2002, permitir que vice-presidente da República, presidentes do Senado, Câmara dos Deputados e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministros de estado, além do comandante das forças armadas e o chefe do estado-maior, utilizem aviões da FAB, a lei sofreu modificação em abril de 2015 e restringiu o direito de solicitar os voos.

Conforme o decreto 8.423, de 9 de abril de 2015, apenas vice-presidente, presidentes do Senado, Câmara e STF podem solicitar voo da FAB para o local de residência, o que não seria o caso de Marun, conforme apuração da Agência Spotlight.

Entretanto, o braço direito do presidente Michel Temer teria encontrado brecha no Artigo 4° do decreto 4.244 para driblar a lei. Lá, conforme apurou a agência, voos da FAB podem ser solicitações em duas situações: por motivo de segurança emergência médica ou em viagens a serviço.

Alegando sempre esses dois motivos, segundo a agência, Marun teria voado 12 vezes nos fins de semana e feriados de 2018.

Viagens

Em 11 de janeiro, Marun embarcou para Porto Alegre, alegando razões de ‘serviço’. Na agenda oficial do ministro, consta, segundo a apuração, reunião da reforma da previdência na Fiergs (Federação das Indústrias do ).

Dez dias depois, Marun de Canoas (RS) a São Paulo, também por razões de serviço, mesmo sem nada constar em sua agenda oficial para o dia 22 de janeiro. No mês seguinte, o ministro teria feito outras duas viagens, outra vez de Canoas para São Paulo, no dia 18 de fevereiro, e outra de Campo Grande à Brasília, no dia 25, ainda sem constar agenda oficial.

Em março, segundo apurado pela agência, constam três novas viagens em voos da FAB. Por razões de serviço, Marun teria voado de São Paulo à Campo Grande, no dia 1°, outra viagem de Campo Grande a São Paulo e, por fim, no dia 25, de Canoas para Maringá e de Maringá a Campo Grande, sempre por razões de serviço. Nesta última, a agenda do ministro constava cerimônia de apresentação do Hospital do Trauma, na Santa Casa de Campo Grande.

Abril, outras duas viagens foram feitas por Marun, numa delas a alegação foi por motivos de segurança. No dia 15, Marun voou de Campo Grande à Brasília e, no dia 27, de Brasília a Campo Grande, esta última por razões de ‘serviço’. Na agenda do ministro, não havia compromissos oficiais.

Já em maio, outras três viagens em voos da FAB. No dia do Trabalhador, o emedebista teria voado de Campo Grande a Brasília, mesmo sem agenda oficial. No dia 11, de Brasilia a Campo Grande, por motivos de segurança. Na agenda, constava solenidade de entrega dos títulos de domínio do PA Primavera.

A última teria ocorrido no dia 20 de maio, no trajeto de Campo Grande a Brasília, sem compromissos oficiais na agenda do deputado federal licenciado. A reportagem não conseguiu contato com Marun na tarde desta terça-feira (5), mas o espaço permanece abertos para esclarecimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso é esfaqueado no pescoço e tem arma roubada dentro de casa

Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso

Polícia apreende mais de uma tonelada de maconha após perseguição na MS-379

Desconto ilegal terá que ser restituído a aposentados, dizem ministros

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

ataque onça pantanal 2

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

TJMS promove juiz Alexandre Branco Pucci ao cargo de desembargador

Últimas Notícias

Brasil

STF marca julgamento de Zambelli e hacker por invadir sistema do CNJ

O julgamento será realizado no plenário virtual do colegiado entre os dias 9 e 16 de maio

Polícia

960 servidores da Guarda Civil Metropolitana são promovidos

GCMs receberão os valores de maneira escalonada

Brasil

Como pedir exclusão de desconto indevido em benefícios do INSS

Entre 2019 e 2024, essas entidades descontaram R$ 6,3 bilhões de segurados

Mundo

Única irmã viva do papa Francisco não o encontrou desde 2013

Não o viu desde que ele se tornou pontífice, há 12 anos