Pular para o conteúdo
Política

Juiz elogia ‘criatividade’ de vereador, mas mantém taxa do lixo em Campo Grande

O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos David de Oliveira Gomes Filho indeferiu e extinguiu na última quarta-feira (30) a ação popular impetrada pelo vereador Vinicius Siqueira (DEM) que pedia o fim da taxa do lixo em Campo Grande. O magistrado elogiou na decisão a ‘criatividade e boa argumentação do […]
Arquivo -

O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos David de Oliveira Gomes Filho indeferiu e extinguiu na última quarta-feira (30) a ação popular impetrada pelo vereador Vinicius Siqueira (DEM) que pedia o fim da taxa do lixo em . O magistrado elogiou na decisão a ‘criatividade e boa argumentação do parlamentar’ quanto ao processo.

Entretanto, a ação não foi recebida porque segundo o juiz o serviço de destinação de resíduos sólidos domiciliares está sendo prestado e, portanto, ‘nada impede que seja incluído no cálculo da taxa do lixo’.

Após o Ministério Público Estadual denunciar o ex-prefeito Nelson Trad Filho e a sua ex-esposa, a deputada estadual Antonieta Amorim (MDB) à Justiça por enriquecimento ilícito, apontado uma multa por danos morais e materiais de até R$ 100 milhões, o vereador resolveu protocolar a ação.

A alegação do parlamentar é de que há ilegalidade no pagamento da taxa. Mas, de acordo com magistrado, o problema está na aparente situação de que o município paga duas vezes pela taxa, uma com os recursos advindos da taxa do lixo para a Solurb e outra com recursos próprios para a Águas Guariroba.

‘Se for confirmada esta situação, é o segundo pagamento feito diretamente para a companhia de águas da capital que gera o prejuízo aos cofres públicos e não aos contribuintes da taxa do lixo’, argumentou para indeferir o pedido.

‘Apesar da criatividade e da boa argumentação trazida ao processo pelo autor, atento às condições da ação, observo que a ação popular não pode servir como instrumento de defesa de interesses individuais e tributários dos contribuintes para com o Poder Público’, explicou na decisão.

Ação

O vereador citou denúncia do MP-MS (Ministério Público Estadual) e trechos da investigação da Polícia Federal que apontam indícios de que Nelsinho e Antonieta teriam adquiridos imóveis com dinheiro ilícito desviado do contrato com a Solurb’.

“Aprovamos uma taxa para bancar esse esquema de R$ 30 milhões, que está bancando compra de fazenda”, disparou Siqueira, ao anunciar no dia 26 de abril deste ano na Câmara Municipal que impetraria a ação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acordo com MPMS enterra inquérito sobre desmatamento em obra da Agesul na Estrada Parque

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

Dia do Trabalhador: Saiba o que funciona neste final de semana prolongado em Dourados

CTN e CTG levam cultura e tradição para a EXPOAGRO 2025 em Dourados

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Polícia cumpre mandado em chácara de dona de loja chique em MS

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Terrence Howard recusa papel de Marvin Gaye por cena de beijo gay: ‘Não faria’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Monitoramento a longo prazo revela o que onças mais comem no Pantanal

Dados foram coletados de 2015 até junho de 2023 e indicam que a dieta das onças da reserva varia dependendo da localidade e da disponibilidade de presas

Publieditorial

Melhores sites afiliados para encontrar novos jogos de caça-níqueis

Os novos jogos de caça-níqueis atraem apostadores iniciantes e experientes

Cotidiano

Após diálogo com superintendente do Incra, MST libera BR-163 em Campo Grande

Equipe do Incra Nacional deve vir à Campo Grande para dialogar com grupo do MST

MidiaMAIS

Em Campo Grande, Lady Gaga uniu irmãos e virou até história de família

Cantora pop realizará show gratuito em Copacabana no dia 3 de maio