Indecisos aumentam em 50% às vésperas da eleição e resultado é imprevisível, aponta DATAmax
A penúltima pesquisa DATAmax, divulgada no último dia 17 de outubro, mostra dois dados relevantes em relação ao segundo turno das eleições 2018 em Mato Grosso do Sul: os índices de convicção de votos e migração de indecisos. Juntos, apontam a total indefinição não só sobre quem é o candidato que pode ganhar as eleições […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A penúltima pesquisa DATAmax, divulgada no último dia 17 de outubro, mostra dois dados relevantes em relação ao segundo turno das eleições 2018 em Mato Grosso do Sul: os índices de convicção de votos e migração de indecisos. Juntos, apontam a total indefinição não só sobre quem é o candidato que pode ganhar as eleições neste domingo (28) ao Governo do Estado, mas também sobre a diferença de intenção de votos entre ambos.
Contrariando a tendência histórica de diminuição de indefinição próximo ao pleito, os dados mostram que o número eleitores aumentou em até seis pontos percentuais no caso dos indecisos. Antes, os indecisos somavam 9,4%, e na pesquisa estimulada divulgada neste sábado (27) chegam a 14,9%. Segundo a pesquisa divulgada neste sábado, pelo critérios de votos válidos, que excluem bracos, nulos e indecisos, Reinaldo Azambuja (PSDB) tem 51,8% dos votos e Juiz Odilon (PDT), 48,2%.
No penúltimo levantamento do DATAmax, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro e registrado no TRE-MS sob o número MS-03656/2018, na pesquisa estimulada, os eleitores que declaram voto em cada candidato foram perguntados sobre a convicção da declaração. Os eleitores que se declararam indecisos foram perguntados também sobre o grau de incerteza e tendência de migração para a decisão do voto.
Indecisos
Com relação aos que se declararam indecisos, 9,4% da amostra no penúltimo levantamento, o recorte apresentava o seguinte cenário:
43% se declararam indecisos entre os dois candidatos, ou seja, poderiam votar tanto em Reinaldo Azambuja (PSDB) como Juiz Odilon (PDT), sendo que 7,2% declararam que votariam no juiz Odilon ou branco/nulo e 3,1% declararam que votariam em Reinaldo ou branco/nulo; 46,4% não souberam responder.
Convicção de voto
Dos 49,7% que declararam votar no em Reinaldo Azambuja, 15,4% declararam que poderiam mudar o voto, ou seja, 7,6 pontos percentuais em relação aos eleitores do candidato. Nesse caso, o percentual de eleitores que votariam em Azambuja poderia registrar o percentual mínimo de até 42,05%, e máximo de 57,3%.
Dos 44,5% dos eleitores que declararam votar no Juiz Odilon, 16% ainda poderiam mudar seu voto até a eleição, ou seja, 7,12 pontos percentuais em relação aos eleitores do candidato. Nesse caso, o percentual de eleitores que votariam no juiz Odilon poderia registrar o percentual mínimo de até 37,38%, e máximo de 51,62%.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.