Governo ‘culpa’ MPMS por negativa da Justiça sobre Aquário sem licitação
Obra do Aquário está parada há três anos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dia depois da Justiça aceitar pedido do MPE-MS (Ministério Público Estadual) e proibir o Governo do Estado de concluir o Aquário do Pantanal sem licitação, o secretário de Governo, Eduardo Riedel, afirmou que a decisão é fruto de um entendimento divergente do Ministério Público.
A análise do secretário tem relação com o fato do promotor Marcos Alex Vera, da 30ª Promotoria de Justiça, ter ingressado com ação civil pública, há um mês, pedindo que o Governo não fosse autorizado a contratar empresa para terminar as obras sem licitação. Os argumentos do promotor acabaram sendo acatados pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho.
O entendimento do promotor, no entanto, é totalmente contrário ao do procurador de Justiça, Edgar Roberto Lemos de Miranda, que no início de junho emitiu parecer favorável ao Governo do Estado em outra ação sobre o mesmo assunto. O próprio procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, já se manifestou anteriormente favorável à conclusão do Aquário sem licitação em acordo firmado com o Governo.
Nesta terça-feira (10), o secretário Riedel disse que o Estado ainda não foi notificado sobre a negativa da Justiça e que aguarda detalhes da decisão para se manifestar, mas criticou a postura do MPE.
“O que nós buscamos foi questão prática e objetiva para se resolver um problema que foi criado no passado. Tanto é que o MPE através do PGJ buscou esse acordo, um promotor específico questionou e foi dada decisão contrária. Sem dúvida é uma decisão que o MPE teve um entendimento e o promotor discutiu e a Justiça acatou a decisão”, afirmou o secretário.
Ao que tudo indica, o Governo deve recorrer ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) na tentativa de reverter a decisão. Outro despacho contrário à conclusão da obra sem licitação foi dado por juiz de primeira instância na primeira ação ajuizada pelo Estado, o Governo também recorreu e aguarda decisão.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.