Governo ‘culpa’ MPMS por negativa da Justiça sobre Aquário sem licitação

Obra do Aquário está parada há três anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Governo 'culpa' MPMS por negativa da Justiça sobre Aquário sem licitaçãoUm dia depois da Justiça aceitar pedido do MPE-MS (Ministério Público Estadual) e proibir o Governo do Estado de concluir o Aquário do Pantanal sem licitação, o secretário de Governo, Eduardo Riedel, afirmou que a decisão é fruto de um entendimento divergente do Ministério Público.

A análise do secretário tem relação com o fato do promotor Marcos Alex Vera, da 30ª Promotoria de Justiça, ter ingressado com ação civil pública, há um mês, pedindo que o Governo não fosse autorizado a contratar empresa para terminar as obras sem licitação. Os argumentos do promotor acabaram sendo acatados pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho.

O entendimento do promotor, no entanto, é totalmente contrário ao do procurador de Justiça, Edgar Roberto Lemos de Miranda, que no início de junho emitiu parecer favorável ao Governo do Estado em outra ação sobre o mesmo assunto. O próprio procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, já se manifestou anteriormente favorável à conclusão do Aquário sem licitação em acordo firmado com o Governo.

Nesta terça-feira (10), o secretário Riedel disse que o Estado ainda não foi notificado sobre a negativa da Justiça e que aguarda detalhes da decisão para se manifestar, mas criticou a postura do MPE.

“O que nós buscamos foi questão prática e objetiva para se resolver um problema que foi criado no passado. Tanto é que o MPE através do PGJ buscou esse acordo, um promotor específico questionou e foi dada decisão contrária. Sem dúvida é uma decisão que o MPE teve um entendimento e o promotor discutiu e a Justiça acatou a decisão”, afirmou o secretário.

Ao que tudo indica, o Governo deve recorrer ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) na tentativa de reverter a decisão. Outro despacho contrário à conclusão da obra sem licitação foi dado por juiz de primeira instância na primeira ação ajuizada pelo Estado, o Governo também recorreu e aguarda decisão.

Conteúdos relacionados

taquarussu prefeitura de taquarussu
Aves símbolos do Estado e do Pantanal (Reprodução)
Ronaldo Caiado