Fato ou fake? Decisão do TRF3 manteve inelegibilidade de Delcídio, mas votos valem?
Logo após a publicação da matéria com informação de que o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) havia suspendido a decisão do juízo de 1ª instância que tornou o ex-senador Delcídio do Amaral (PTC) elegível, circulou nas redes sociais imagens de que o material veiculado pelo Jornal Midiamax era ‘fake news’, o que não […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Logo após a publicação da matéria com informação de que o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) havia suspendido a decisão do juízo de 1ª instância que tornou o ex-senador Delcídio do Amaral (PTC) elegível, circulou nas redes sociais imagens de que o material veiculado pelo Jornal Midiamax era ‘fake news’, o que não condiz com a realidade.
Na prática, a liminar do desembargador federal Marcelo Saraiva atendeu recurso do MPF (Ministério Público Federal), que pontuou que a decisão do Senado, que cassou os direitos políticos de Delcídio, só poderia ser analisada no STF (Supremo Tribunal Federal).
Procurada pela reportagem, a assessoria do candidato explicou que mesmo com a decisão do TRF3, Delcídio terá, sim, seu nome na urna e poderá receber votos normalmente.
Isso se dá porque o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) marcou julgamento da candidatura de ex-senador, que concorre novamente ao cargo este ano, só para depois das eleições.
“Essas coisas eu deixo para a minha assessoria jurídica, eu vou pedir votos e vamos mostrar que voltamos. Tem viés político nisso, mais uma prova que estou incomodando “, afirmou Delcídio.
A defesa do ex-senador vai recorrer da decisão, “uma vez que ele foi inocentado da acusação de obstrução de justiça, não pesando contra ele nenhuma outra acusação. Delcídio é ficha limpa”, diz trecho de nota enviada pela assessoria do candidato.
Bernal
Em situação semelhante está o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que após ter sua candidatura liberada pelo TRE, viu a coligação do MDB recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que julgou que o progressista está, sim, com os direito políticos cassados, em virtude da decisão da Câmara da Capital, que cassou seu mandato em março de 2014.
Bernal também recorreu decisão, e lembrou que já teve duas candidaturas consideradas legais, em 2014 e 2016, ou seja, estaria, de acordo com decisão da Justiça Eleitoral, no pleno gozo de seus direitos políticos. Seu nome também estará nas urnas no próximo domingo (7).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.