Pular para o conteúdo
Política

Em dia de Copa, vereadores criticam Temer por tirar dinheiro do esporte para segurança

Parlamentares disseram que vão cobrar bancada federal de revisão de MP
Arquivo -

Vereadores da Câmara de utilizaram a tribuna nesta quinta-feira (14), dia de abertura da da Rússia, para criticar a medida provisória do presidente Michel Temer (MDB) que retirou recursos de loterias esportivas para a .

Os recursos de loterias esportivas são a principal fonte de arrecadação das principais entidades esportivas do país, como o Comitê Olímpico do , o Comitê Paralímpico, o Ministério dos Esportes e o ComitÊ Brasileiro de Clubes. A medida afeta tanto clubes de alto rendimento quanto esportistas bolsistas de baixa renda.

Para o vereador João Rocha (PSDB), presidente da Casa, há uma sensação de “frustração enorme” com a medida, que demonstra que hoje não há legado da Copa do Brasil e das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

“O Brasil sediou dois dos maiores eventos que atraem a população do mundo, e o legado que temos recebemos tem sido escândalo um atrás do outro”, disse o vereador. “Tão tirando do esporte pra comprar armas”, lamentou o parlamentar.

Rocha disse que a cultura e o esporte são ferramentas de promoção da saúde e da segurança, pois atuam na prevenção de crimes. O vereador disse ainda que os setores recebem investimentos “pífios”, que não deveriam ser descontados.

Cobrança da bancada federal

Os vereadores aproveitaram para cobrar da bancada de deputados e senadores federais do Estado a conta pela perda de recursos do Esporte. “É preciso entrar em contato com a bancada federal para que seja revista essa decisão”, disse o vereador Betinho (PRB).

O vereador Delegado Wellignton (PSDB) seguiu o colega. “O governo não trabalha com prevenção, que seria um das funções do esporte. E as políticas públicas estão equivocadas”, afirmou o parlamentar, que atua principalmenta na questão da segurança pública.

O tucano reforçou o pedido de contato com a bancada federal, e fez um alerta na tribuna: “Hoje se tira dinheiro do esporte e da cultura, mas amanhã vai ser da segurança”, disse.

Voltando à tribuna, Rocha disse que o que o governo federal está fazendo é uma “besteira” e avisou, exaltado, que um “grande levante” da categoria esportiva será feita para “desfazer essa medida provisória”.

“Vamos tentar mobilizar deputados e senadores para que falem com o ministro Marun conversar com o presidente, para que repense essa medida, e leve em consideração que o esporte e cultura são ferramentas de transformação social”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Turismo no Pantanal

É seguro? Tragédia no Pantanal reacende debate sobre passeios para avistamento de onças em MS

Moraes e mais três votam para manter Collor preso, mas Gilmar suspende julgamento

Polícia descarta hipótese de assassinato de caseiro antes de ser devorado por onça no Pantanal

Morre Karen Silva, ex-participante do The Voice Kids, aos 17 anos

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Com mais de 40 passagens pela polícia, homem é preso após furtar fios elétricos em Dourados

Últimas Notícias

Brasil

STF tem maioria para condenar cabeleireira que pichou ‘Perdeu, mané’; Fux pede pena menor

Ministro pediu pena de 1 ano e seis meses

Esportes

Seleção Brasileira terá cor diferente no uniforme número 2 durante a Copa do Mundo

Azul sairá de cena e novas cores serão lançadas para atrair público mais jovem

Esportes

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary

Cotidiano

Confira quais são os pontos críticos de Campo Grande a serem evitados após as chuvas

Campo Grande registrou cerca de 80 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que provocou diversos transtornos na cidade