Pular para o conteúdo
Política

Deputados sugerem fiscalização surpresa em vistoriadoras e maior controle do Detran-MS

Após um veículo guinchado, que estava com o motor fundido, ter sido aprovado durante vistoria veicular realizada por uma empresa terceirizada de Campo Grande, os deputados estaduais pediram maior fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) ao serem questionados sobre o assunto nesta quarta-feira (20) durante a sessão. Barbosinha (DEM), […]
Arquivo -

Após um veículo guinchado, que estava com o motor fundido, ter sido aprovado durante vistoria veicular realizada por uma empresa terceirizada de , os deputados estaduais pediram maior fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) ao serem questionados sobre o assunto nesta quarta-feira (20) durante a sessão.

Barbosinha (DEM), que já foi secretário de Segurança Pública do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que o Detran deve realizar operações de surpresa nas vistoriadoras, já que é o agente fiscalizador dos contratos. “É um fato que está ocorrendo, não é a primeira vez. Então tem que ter maior fiscalização”.

Amarildo Cruz (PT) ressaltou que a situação é grave. “Vou analisar o caso e talvez pedir por meio de requerimento explicações ao Detran. É muito complicado. As vistoriadoras tinham que se atentar para as normas de segurança, mas se o carro nem entrou andando no local, é grave”.

Para o deputado Felipe Orro (PSDB), é preciso que existam normas específicas para as vistorias. “É uma discussão que acontece em âmbito nacional isso de se terceirizar a vistoria. Tem que ter normas específicas do que deve ser analisado e maior controle do Detran sobre esse serviço”.

Cabo Almi (PT) ressaltou que faltam critérios e fiscalização. “É obrigação do Detran vistoriar, se não está dando conta de vistoriar, tem que centralizar. Foi bom para a população descentralizar o serviço porque dá acesso, mas tem que ter critério. Não pode ficar solto. É por isso que acontecem acidentes, veículos sem condições de trafegabilidade e nas ruas”, ponderou.

Flagrante

Menos de um mês após o Conselho Superior do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) arquivar um inquérito que garante ter investigado irregularidades na inspeção veicular do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), vistoriadoras credenciadas continuam driblando as leis para permitir o licenciamento e transferência de veículos irregulares.

Da instauração até ser arquivado, o procedimento da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Campo Grande durou 3 anos.

Em 3 semanas de investigação, a reportagem do Jornal Midiamax ouviu de despachantes, vendedores e proprietários de automóveis relatos sobre como continua possível ‘dar um jeitinho’ na hora de passar pela inspeção veicular em Mato Grosso do Sul. Foi o suficiente para conseguir um flagrante.

Carro no guincho e vistoria falsa

No dia 30 de maio, a reportagem gravou em vídeo um automóvel com o motor fundido e sem bateria ser levado, na carroceria de um guincho, para ser vistoriado na Focar Vistorias, em Campo Grande. Os vistoriadores pediram ao motorista do caminhão para ‘descarregar’ o veículo, um Peugeot 206, e sair do pátio da empresa enquanto a vistoria falsa era realizada.

Nesta sexta-feira (15), após confirmar que o veículo foi aprovado na suposta vistoria, mesmo sem ter nenhum dos equipamentos elétricos, como luzes de sinalização, funcionando, a reportagem foi até a empresa e falou com Antônio Gregório, o proprietário oficial da Focar, que está credenciada até 4 de novembro de 2019, segundo a Portaria T-467, do Detran-MS.

Inicialmente, Antônio, ou ‘Toninho’, como é conhecido entre despachantes, tenta negar. “Tem que ver a parte elétrica, pneu, motor, chassi, ver se está tudo em ordem, se está funcionando, mas se ele não tiver funcionando não faz [vistoria]”, garantiu.

No entanto, diante das provas, o dono oficial da vistoriadora credenciada pelo Detran-MS acaba admitindo que o procedimento irregular foi feito e que não foi um caso isolado.

“Às vezes a gente até faz, como o carro é novo, o motor tá [sic] estragado, às vezes até isso aí. Não é um procedimento certo, mas às vezes acontece, admite”. “Às vezes a gente até faz uma vista grossa”, confirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PRD cancela filiação de Fernando Collor após prisão em Alagoas

Moradores do Jardim Aquarius enfrentam caos para sair de casa: ‘parece porco vivendo na lama’

nova lima alerta

VÍDEO: Com ruas alagadas, moradores do Nova Lima recebem alerta sobre chuvas intensas

Com presença de réu, primeira audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte acontece em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Qual a melhor opção para si: Live Casino ou Slots Online?

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Tapete vermelho agita Nova York no Time 100 Gala 2025

Nesta quinta-feira(24), alguns famosos marcaram presença no Time 100 Gala 2025 , evento que homenageia as pessoas mais influentes do ano segundo a revista TIME.

Cotidiano

Campo Grande pode decretar situação de emergência após temporal

Informação foi compartilhada pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, parlamentar Papy (PSDB)

Mundo

Caixão de papa Francisco é fechado e velório termina no Vaticano

Funeral acontecerá no sábado, 26

Cotidiano

Poste vira ‘achados e perdidos’ de placas veiculares após chuva no Tiradentes

Moradores têm perdido as placas após temporal em Campo Grande