Crise na Venezuela causa consequências nefastas ao Brasil, dispara Marun

Ministro diz que é preciso conter migração

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ministro diz que é preciso conter migração

A grave crise econômica e política que enfrenta a Venezuela também gera consequências em países vizinhos, como Brasil e Colômbia, que experimentam problemas oriundos da saída em massa de venezuelanos em busca de melhores condições de vida longe de sua pátria. O ministro Carlos Marun (MDB) comentou sobre assunto nesta  quarta-feira(14) em Campo Grande.

Na Capital para representar o presidente Michel Temer (MDB) no velório do ex-governador Wilson Barbosa Martins, Marun afirmou que a crise venezuelana tem causado consequências nefasta à Colômbia e Brasil.

“Não queremos fechar a fronteira (com a Venezuela), mas devemos conter o fluxo migratório”, disparou o ministro.

Para o principal articulador político do governo Temer, a fuga em massa de venezuelanos para longe de seu território tem provocado, por exemplo, aumento da criminalidade em Roraima, um dos principais destinos de quem foge da crise no país vizinho.

O ministro ainda afirmou que o Brasil está empenhado em resolver a questão ‘Venezuela”, e espera auxiliar o vizinho a reestabelecer a democracia de forma pacífica.

Em 2017, a inflação Venezuela chegou próxima a 1000%, sem contar na existência de uma crise de abastecimento de itens básicos como comida e medicamentos. O governo de Nicolas Maduro enfrenta resistência e protestos, e confrontos nas ruas de Caracas já resultaram na morte de manifestantes e prisão de centenas de cidadãos.

Ontem, terça-feira (13), Temer anunciou a criação de uma força-tarefa para reforçar o controle da entrada de venezuelanos no Brasil.  Para tanto, o governo deve investir cerca de R$ 15 milhões em ações de segurança na fronteira.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições