Após a confirmação do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) de que o juiz federal Sergio Moro comandará superministério da Justiça e Segurança, políticos, juristas e associações se manifestaram sobre o nome integrante da equipe de Bolsonaro.

Confira abaixo um compilado do que disseram personalidades e associações sobre o convite de Bolsonaro e o aceite de Moro, que deixará a magistratura após 22 anos e, consequentemente, o comando da Operação Lava Jato.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – Ex-presidente da República

Fernando Mendes (Ajufe)

Em nota, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) afirmou que Moro sempre foi um juiz federal exemplar e que muito contribuiu para o fortalecimento da Justiça Federal.

Hamilton Mourão (PRTB) – Vice-presidente eleito

Luiz Fux – Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

“Excelente nome. Imprimirá no Ministério da Justica a sua marca indelével no combate à corrupção e na manutenção da higidez das nossas instituições democráticas, prestigiando a independência da PF [Polícia Federal], MP [Ministério Público] e Judiciário. A sua escolha foi a que a sociedade brasileira o faria se consultada. É um juiz símbolo da probidade e da competência. Escolha por genuína meritocracia”.

João Doria (PSDB) – Governador eleito de São Paulo

João Amoêdo (Novo) – Candidato derrotado à presidência da República pelo Novo

Marcelo Bretas – Juiz federal responsável por casos da Lava Jato no RJ

Fernando Haddad (PT) – Candidato derrotado à Presidência da República