A Câmara Municipal de prorrogou o prazo para concluir a apuração da suposta infração ética cometida pelo vereador Juarez de Oliveira (MDB). O prazo inicial de 45 dias não foi suficiente para realização de todos os trabalhos necessários, portanto, estendido por mais 15 dias, a contar da publicação do diário oficial desta quinta-feira (21).

O áudio gravado durante sessão na Câmara, objeto da apuração, será transcrito conforme pedido realizado em maio. Além disso, ainda deverão ser ouvidas duas testemunhas indicadas pela defesa do vereador, bem como colhido o depoimento do próprio parlamentar.

A presidente da Casa de Leis, Daniela Weiler, justificou o aumento do prazo pela necessidade de agendamento para os procedimentos, de acordo com a agenda da Câmara e dos membros da comissão sindicante. Ainda, o relatório final do processo deve ser analisado pela defesa de Juarez, que tem 5 dias para o feito, e somente depois será encaminhado para votação no Plenário.

O caso

A comissão de ética instaurou procedimento para apurar suposta infração cometida pelo vereador Juarez de Oliveira, após ter vazado áudio em que o parlamentar pede liberação de R$ 200 mil para garantir reeleição.

A gravação foi feita pelo próprio sistema de som da Câmara. A frase indicada como infração, flagrada pelo microfone ligado do vereador, foi: “…já estou no terceiro mandado já e sei como funciona as coisas. Empenha duzentos contos (R$ 200 mil reais) para a gente se reeleger e atendimento diário”.