Com ida à Central, Prefeitura garante 20% de desconto no IPTU sem taxa do lixo

Prefeitura fará mutirão para emitir novos boletos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prefeitura fará mutirão para emitir novos boletos

Depois de mais de duas horas de reunião no Paço Municipal, a Prefeitura de Campo Grande anunciou que fará um mutirão para emitir novos boletos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) sem a taxa de lixo, até amanhã, quarta-feira (10), mas chamou atenção para os descontos no pagamento do tributo. Para pagar o imposto – sem a taxa do lixo – com 20% de desconto, o contribuinte tem até esta quarta para emitir novo boleto. 

De acordo com o secretário municipal de finanças, Pedro Pedrossian Neto, devido à grande procura de contribuintes que lotaram os postos de atendimento em busca do desmembramento da taxa de lixo, a Prefeitura vai adotar um esquema especial para atender a todos.

Como fazer

Para conseguir pagar o imposto sem a taxa e ainda garantir o desconto, o contribuinte pode procurar a Central do IPTU, localizada ao lado do Paço Municipal, ou a CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), na Rua Marechal Rondon.

Nos locais, senhas são distribuídas e assim que houver o atendimento, os contribuintes conseguem dois boletos separados, um com o valor do IPTU e outro com a taxa do lixo, que pode ser paga até 12 de março.

Com ida à Central, Prefeitura garante 20% de desconto no IPTU sem taxa do lixo

Pessoas que procurarem a Central do IPTU e o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) terão seus dados colhidos por atendentes. Os novos boletos, sem a taxa de lixo, serão emitidos por um mutirão de 100 servidores que trabalharão nesta terça-feira (9) após o expediente para atender a demanda.

Todavia, Pedrossian reiterou que o contribuinte que procurar atendimento amanhã, também terá sua solicitação atendida. Conquanto, todos que forem hoje repassarão os dados e na quarta-feira receberão os novos boletos. 

Outras demandas não relacionadas ao desmembramento da taxa serão atendidas normalmente, mesmo com as longas filas exclusivas para tal assunto.

Na tarde desta terça-feira (9), a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) enviou pedido à prefeitura para prorrogar prazo do pagamento com desconto de 20% em razão da grande procura de contribuintes. Até esta tarde, o município não se manifestou. 

Quem já pagou?

“Quem já pagou saiu em vantagem, porque ganhou os 20% (de desconto). Fez um bom negócio”, disse Pedrossian Neto. Segundo ele, quem optar por desmembrar tem até 13 de março terá 5% de desconto.

O secretário afirmou ainda que ‘não trabalha com futurologia’, ao comentar sobre uma eventual suspensão da taxa de lixo.

“Temos todos os respaldos jurídicos para a cobrança. Quem não pagar a taxa ficará inadimplente, a Prefeitura não está tirando a taxas, está apenas desmembrando”, frisou.

Até esta terça-feira, a Prefeitura já arrecadou pouco mais de R$ 66 milhões com o IPTU, sendo que praticamente um terço de valor, R$ 20 milhões, foi arrecadado apenas ontem, segunda-feira (8). 

Noventena

A Prefeitura decidiu desmembrar a taxa de lixo uma vez que a cobrança foi aprovada no último dia 13 de dezembro de 2017, o que, segundo a legislação, impõe um limite de tempo de pelo menos 90 dias até a cobrança, a chamada noventena. (Matéria atualizada ás 17h45 para acréscimo de informações)

Conteúdos relacionados

Debate Midiamax