Com 49 mil ‘estreantes’, ferramenta permite que eleitor simule votação na urna eletrônica

Dos cerca de 1,87 bilhão de eleitores em Mato Grosso do Sul, cerca de 49 mil, com idades entre 16 e 18 anos, devem ‘estrear’ o título na votação do dia 7 de outubro. Para que a ‘inexperiência’ não gere confusão na cabine de votação, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou uma ferramenta que permite […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dos cerca de 1,87 bilhão de eleitores em Mato Grosso do Sul, cerca de 49 mil, com idades entre 16 e 18 anos, devem ‘estrear’ o título na votação do dia 7 de outubro. Para que a ‘inexperiência’ não gere confusão na cabine de votação, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou uma ferramenta que permite que o eleitor simule a votação na urna eletrônica.

O simulador está à disposição no site do Tribunal e, nele, o cidadão pode treinar a votação para todos os cargos em disputa neste ano. A ferramenta permite a visualização da urna da mesma maneira como ocorrerá no dia da votação, como se o eleitor estivesse de fato diante da urna eletrônica.

O software foi lançado no dia 24 de agosto e apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. A navegação pelos partidos pode ser feita utilizando as setas para direita e para a esquerda no volante de votação.

Antes de escolher a sua opção, entre os candidatos fictícios dos partidos dos Esportes, dos Ritmos Musicais, das Profissões, das Festas Populares e do Folclore, ‘criados’ pelo TSE, o eleitor deve escolher o turno da eleição que deseja participar: primeiro ou segundo.

Devido ao caráter didático, a cada vez que o usuário escolher uma opção incorreta durante a votação, o simulador apresenta uma mensagem explicativa e a tela é bloqueada até que o eleitor clique na mensagem. A simulação pode ser feita clicando neste link.

Neste ano, o eleitor deve escolher os novos ocupantes da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Governo Estadual, Presidente da República, além de duas opções para o Senado Federal.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado