Câmara aprova e transmissão ao vivo de licitações segue para sanção do prefeito
(Foto: Izaias Medeiros/Câmara Municipal)

Aprovado em segundo turno de votação, na sessão desta quinta-feira (9), o projeto de lei 8.860/18, que prevê que todos os processos licitatórios realizados em sejam transmitidos ao vivo, contendo áudio e vídeo, pelo segue agora para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Pelo texto, serão dispensados da transmissão via internet, compras públicas da modalidade pregão eletrônico, dispensa, além de inexigibilidade de .

Além disso, o MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), notificados no prazo de 10 dias, contados da abertura do certame, terão livre acesso ao processo licitatório, com direito a petição, prevê o projeto.

Autor do projeto, vereador Odilon de Oliveira (PDT) justificou que ainda pairam muitas suspeitas sobre as licitações e que a medida proposta facilita a fiscalização das compras públicas, tanto pelos órgãos de controle externo, como pelos cidadãos.

“A ampliação do acesso às informações públicas e da transparência dos atos estatais é uma conquista da democracia brasileira, pois reforça os meios de exercício da cidadania, permitindo um maior controle social sobre o Estado”, justificou.

As despesas decorrentes da mudança, diz o projeto, correrão por dotação orçamentária própria, consignadas no orçamento vigente e suplementadas, caso necessário. Sancionada, a lei deve entrar em vigor no prazo de 90 dias da data de sua publicação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Outros projetos

Durante a sessão, outros cinco projetos foram aprovados. Em segunda discussão, os parlamentares aprovaram o projeto que trata da criação do “Programa Lagoa Itatiaia Viva”, proposta em conjunto pelos vereadores Eduardo Romero (Rede), Gilmar da Cruz (PRB), Delegado Wellington (PSDB), Veterinário Francisco (PSB) e Dr. Lívio (PSDB).

Além deste, segue para sanção a inclusão do Dia Municipal do Conselheiro Tutelar no calendário oficial de eventos da Capital, também proposta por Romero também será analisada na sessão.

Já em primeira votação, foram aprovadas a criação do Banco de Cabelos para crianças portadoras de câncer, além da Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, propostas, respectivamente, pelos vereadores William Macksoud (PMN) e Ayrton Araújo (PT).