Câmara aprova desconto no IPTU a quem tiver câmera de segurança em casa
Proposta é autorizativa e segue para sanção do prefeito
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Proposta é autorizativa e segue para sanção do prefeito
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, durante a sessão desta quinta-feira (8), o projeto de lei que dá descontos de até 15% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os contribuintes que tiverem câmera de segurança instaladas em casa.
Para entrar em vigor, é necessária a sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD), que fica autorizado a colocar a lei em prática.
Apelidada de “Cidade Vigiada”, a proposta beneficia pessoas físicas e empresas que tiverem ou instalarem os equipamentos para vigiar os pontos de acesso das residências. Caso passe pelo aval do prefeito, o desconto será concedido no ano seguinte à sanção da lei e valerá por até cinco anos.
“É um dos projetos mais importantes para a população no quesito segurança pública”, diz o vereador André Salineiro (PSDB), que assina a autoria do projeto com o colega Otávio Trad (PTB). “É uma forma de estimular com incentivo financeiro a instalação e manutenção de quem já tem [câmera de segurança]”, conclui.
Cabe ao Poder Executivo regulamentar os detalhes da lei, como as condições e os valores para ter acesso ao desconto no IPTU. Entre algumas condições propostas estão gravar 24 horas por dia com disponibilização em CD ou pen drive; as gravações deverão ser armazenadas por no mínimo 30 dias corridos e caso as normas não sejam cumpridas o contribuinte pode ser penalizado.
“A população vai auxiliar na segurança pública”, diz Otávio Trad. “Auxiliar a desvendar crimes em ruas e avenidas”.
Nome de rua e autorizações
Os vereadores também aprovaram mudar o nome para “Lempira” do trecho da Rua Dinar, entre as Ruas Santana e Rua São Felix, localizada no Bairro Portinho Pache.
E autorizaram a prefeitura a construir portais nas entradas da cidade e também a instituir o uso da bengala verde como meio adequado para identificar pessoas com baixa visão, e como instrumento de orientação e mobilidade.
Todos seguem para sanção do prefeito.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.