Bolsonaro questiona existência do Ministério Público do Trabalho e órgão responde

O MPT (Ministério Público do Trabalho) e a ANPT (Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho) divulgaram uma nota de repúdio às declarações do presidenciável Jair Bolsonaro. No último sábado (25) em Catanduva, interior de São Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) narrou uma conversa com um piscicultor da região, ele contou das dificuldades que enfrenta, como ‘imposto, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O MPT (Ministério Público do Trabalho) e a ANPT (Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho) divulgaram uma nota de repúdio às declarações do presidenciável Jair Bolsonaro.

No último sábado (25) em Catanduva, interior de São Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) narrou uma conversa com um piscicultor da região, ele contou das dificuldades que enfrenta, como ‘imposto, energia cara e licenças ambientais’, o candidato então respondeu “Um país que tem um Ministério Público do Trabalho atrapalhando não tem como ir para frente”.

Em resposta, o MPT e a ANPT divulgaram nota neste domingo (26) lamentando as afirmações, a nota ainda ressalta que as falas de Bolsonaro “não guardam qualquer relação com as atribuições” que o órgão possui.

A nota afirma que a declaração é inadmissível e revela “desprezo institucional e preconceito contra os direitos sociais dos trabalhadores brasileiros”.

A associação ainda ressalta o trabalho desenvolvido pelo órgão, citando o caso do Hospital do Câncer de Barretos, que inclusive foi visitado pelo candidato no mesmo dia da declaração.

De acordo com a nota o hospital foi beneficiado com R$ 70 milhões provenientes de uma ação trabalhista do MPT contra a Shell, onde a empresa fez um acordo judicial com o compromisso de reparar  trabalhadores expostos a produtos cancerígenos numa fábrica de agrotóxicos em Paulínea (SP).

O valor investido no hospital foi utilizado na construção e compra de equipamentos do Centro de Pesquisa Molecular em Prevenção de Câncer, que permitirá a pesquisa para o tratamento de vítimas da doença em decorrência da exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

 

Conteúdos relacionados

mpms
prefeitura nova andradina divulg
navirai