Na espontânea, 61,7% não têm candidato ainda

Jornal Midiamax divulga neste sábado (14) o resultado da pesquisa estimulada, realizada pelo Instituto , de intenção de voto do eleitor de para o cargo de Presidente da República.

De acordo com a pesquisa, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera 27% das intenções de voto do eleitor da Capital.

Em segundo, está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 20,8%. Atualmente, Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril. A prisão foi expedida pelo juiz federal Sérgio Moro por conta da condenação na ação penal do triplex do Guarujá (SP).

Marina Silva (Rede) aparece em terceiro lugar, com 7,2% das intenções de voto. Álvaro Dias (Podemos) aparece com 3,9% dos votos, empatado com o candidato tucano Geraldo Alckmin (PSDB) em quarto lugar.

Na quinta posição das intenções de voto em Campo Grande aparece Ciro Gomes (PDT), com 3,1%. Em sexto, Fernando Collor (PTC) com 0,9%, seguido de Flávio Rocha (PRB), 0,5%. Guilherme Boulos (PSol), Levy Fidelix (PRTB), Rodrigo Maia (DEM) e Valéria Monteiro (PMN) têm 0,4 dos votos cada.

Eymael (PSDC), João Amoêdo (Novo) e Manuela D'Ávila (PC do B) têm 0,2% das intenções de voto. Cristovam Buarque (PPS) aparece em último com 0,1% dos votos.

12,7% dos entrevistados não votam em nenhum dos candidatos apresentados, já que na pesquisa estimulada o entrevistador apresenta a lista de nomes dos que já se apresentaram como pré-candidatos.

Brancos e nulos somam 7,1% e aqueles que ainda não definiram seu voto são 10,7% dos pesquisados.

Na espontânea, 61,7% não têm candidato

Bolsonaro lidera corrida presidencial em Campo Grande na estimulada DATAmax

Apenas dez candidatos à Presidência foram lembrados na pesquisa espontânea, quando o entrevistador apenas questiona, sem sugerir nomes, a opção de voto do eleitor. Dos questionados, 61,7% ainda não têm candidato, e 12,6% não votam em nenhum, nulo ou branco. 

O mais lembrado foi Jair Bolsonaro (PSL), mas ainda assim com 13,9% das intenções de voto. Lula (PT) tem 9% dos votos. Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) têm 0,7% dos votos. O ex-ministro Joaquim Barbosa (PSB) foi lembrado como suposto candidato por 0,5% dos eleitores. 

Em seguida aparace Álvaro Dias (Podemos) com 0,4% dos votos. Cristovam Buarque (PPS), Fernando Collor (PTC), Marina Silva (Rede) e Jo]ao Dória foram citados por 0,1% dos entrevistados. 

Nas duas últimas eleições, em 2014 e 2016, o DATAmax ‘cravou' o resultado final das urnas. Neste primeiro levantamento de 2018 do Instituto foram entrevistados 804 eleitores em Campo Grande, entre os dias 5 a 8 de abril. A margem de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erros é de 3,5% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, tanto em âmbito estadual quanto federal, sob os números MS-09178/2018 e BR-08909/2018. Como já fez em eleições anteriores, o DATAmax disponibiliza todas as informações e detalhes, bem como material da pesquisa, para consulta dos partidos políticos que manifestarem oficialmente interesse nos dados.