Bolsonaro entra com pedido no TSE para barrar candidatura de Lula

O candidato à Presidência e deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) entrou com uma impugnação nesta quinta-feira (16) contra o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). É a sexta impugnação apresentada à Corte questionando a candidatura de Lula. O registro da candidatura foi feito nesta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Reprodução: Veja/Estadão)
(Reprodução: Veja/Estadão)
Bolsonaro entra com pedido no TSE para barrar candidatura de Lula
Bolsonaro tem vantagens em pesquisas sem Lula (Reprodução: Veja/Estadão)

O candidato à Presidência e deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) entrou com uma impugnação nesta quinta-feira (16) contra o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

É a sexta impugnação apresentada à Corte questionando a candidatura de Lula. O registro da candidatura foi feito nesta quarta-feira (15) pelo Partido dos Trabalhadores, com um ato junto a aliados políticos em Brasília.

Na petição ao TSE, os advogados de Bolsonaro afirmaram que é de “conhecimento geral” que Lula foi condenado em segunda instância, citando as decisões da primeira e segunda instância contra o ex-presidente, e pede que o registro seja negado.

“É do conhecimento geral que o pretenso candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado”, traz o documento, citando o caso do tríplex do Guarujá. “Restou comprovado que o ex-presidente da República participou de um grande esquema de corrupção”.

Em um cenário sem Lula, Bolsonaro seria beneficiado segundo as pesquisas eleitorais. A última pesquisa do Ibope, divulgada no final de junho, mostra Bolsonaro com 17% dos votos em um cenário sem o ex-presidente. Com o petista na disputa, o deputado ficaria com 15% das intenções.

Nesta quarta-feira (15), o registro foi impugnado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, alegando que o petista encontra-se inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Ela pediu que a Corte já comece a contar o prazo para que a defesa se manifeste.

Conteúdos relacionados

isa marcondes dona de zona vereadora