No primeiro dia de implementação do painel de registro de presença e votação na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19), deputados compareceram em peso para cadastramento de suas biometrias.
O novo sistema foi anunciado na semana passada. Por meio do painel, os presentes poderão acompanhar quais deputados faltaram à sessão e como cada um votou no plenário.
Apenas um deputado, Cabo Almi (PT), não compareceu à sessão nesta manha. Ele justificou a ausência junto à Mesa Diretora, entretanto.
O sistema funciona por meio de um controle instalado sobre as mesas dos deputados. O controle será acessado por biometria, e nele, o parlamentar registra se vota favorável ou não a um projeto.
Caso o parlamentar não acesse o controle no dia, o sistema registrará que ele não está presente e seu nome aparecerá como “ausente” durante a sessão no painel.
Deputados aprovam sistema
Deputados mais frequentes nas sessões legislativas comemoraram a instalação do painel. “Este painel deveria estar funcionando desde o início do mandato. Lamento que só agora a Assembleia tenha implementado”, disse Pedro Kemp (PT).
O petista afirmou que, por meio do controle de votação, ficará mais fácil para população fiscalizar a atuação parlamentar. “A população quando ele elege deve acompanhar o trabalho, fiscalizando se o deputado está presente, quais são seus posicionamentos, e isso facilita”.
O deputado Márcio Fernandes (MDB) também comemorou a instalação do painel, apostando numa maior fiscalização dos eleitores. “Tem que ter mesmo controle, pra registrar inclusive presenças e faltas”, pontuou.