Após investigação sobre ‘diárias fantasmas’, Câmara deve mudar lei
Hospedagem era ressarcida mesmo quando não existia
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Hospedagem era ressarcida mesmo quando não existia
O MP-MS (Ministério Público Estadual) recomendou que a Câmara Municipal de Bonito faça alteração em uma lei de 2013 que dispõe sobre o pagamento de diárias. Isso porque, segundo apontou investigação feita após instauração de inquérito civil, mesmo quando o vereador ou servidor do Legislativo atuava fora da cidade, porém sem pernoitar, recebia valor integral por alimentação, locomoção e hospedagem.
Desta forma, a alteração deve prever diária fracionada para que não haja ressarcimento de hospedagem quando o servidor ou vereador viajar, porém retornar no mesmo dia. No texto atual, a diária prevista tem como finalidade ressarcir os gastos como um todo, “isto é, valor integral numa sistemática binária de pagamento/não pagamento, havendo variações apenas de acordo com a distância do deslocamento”.
O promotor de Justiça João Meneghini Girelli explica que a existência de situações em que o recebedor de diárias apenas se desloca da sede do órgão, porém sem que haja necessidade de hospedagem ou mesmo outras situações em que o agente público executou serviços para o órgão por dois dias fora da sede, porém hospedou-se apenas uma noite.
“Em tais situações, a Lei Municipal de Bonito 1.311/2013, ao não prever o fracionamento de diárias ou valor proporcionalmente inferior pela ausência de hospedagem, acaba por autorizar que o pagamento seja feito sempre pelo valor integral da diária, custeando muitas vezes uma hospedagem que não ocorreu”.
Fato que pode eventualmente configurar enriquecimento sem causa. Por isso, o MP-MS recomendou que a lei seja alterada, passando a prever não apenas a variação de valor pela distância da sede do órgão ao local onde se executarão os serviços, mas também pela ocorrência ou não de hospedagem/pernoite.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.