Após devolução integral em fevereiro, taxa do lixo será cobrada em novo boleto
Câmara e MPE querem revisão de contrato com a Solurb
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Câmara e MPE querem revisão de contrato com a Solurb
Depois de quase 4 horas de reunião, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (22) que o valor da taxa do lixo paga pelos contribuintes da Capital será devolvido integralmente e que o processo deve ser facilitado por meio do site da prefeitura, no mês que vem. Representantes da Câmara Municipal e do MPE-MS (Ministério Público Estadual), por sua vez, falaram em revisão do contrato de concessão do município com a Solurb.
O encontro que contou, ainda, com representantes da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), aconteceu no gabinete do prefeito.
Marquinhos reforçou que os R$ 85 milhões estão no contrato firmado com a Solurb terão de ser pagos pela população, através da taxa do lixo. No entanto, novo cálculo ainda está sendo estudado para que os valores sejam justos. O prefeito garantiu que os contribuintes pagarão menos do que foi gerado no IPTU. Ele lembrou, ainda, que 112 mil inscrições são isentos da taxa do lixo, como universidades e órgãos públicos.
Ainda segundo Marquinhos, a devolução do valor será integral porque ainda não foi finalizado o novo cálculo que resultará no novo valor. Dessa forma, quem já pagou a taxa poderá solicitar a devolução por meio de cadastro que será disponibilizado no site da prefeitura, em 6 de fevereiro. O pedido também poderá ser feito nas centrais físicas do município. Devolução dos emolumentos pagos também será feita para quem solicitar.
O contribuinte poderá decidir se quer a restituição do valor em crédito em conta bancária, se quer deixar o valor como crédito com o município ou se prefere receber o valor em dinheiro.
Assim que o novo cálculo e projeto de lei forem finalizados, a prefeitura deverá emitir boletos com a taxa do lixo que deverá ser paga pelo cidadão. Ainda não há definição de prazos tanto para a emissão quanto para a data de vencimento dos boletos.
“Foi decidido que haverá a separação do valor recolhido da taxa do lixo disponibilizada para aqueles que solicitarem a restituição ou se preferirem, deixarão como compensação no novo carnê que deverá receber ainda esse ano da taxa do lixo que é legal e constitucional”, disse o prefeito, que ressaltou o fato da responsabilidade sobre o erro do cálculo ainda estar sendo apurada.
Concessão
Presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB) afirmou que os vereadores estão dispostos a revisar o contrato da concessão do recolhimento e tratamento do lixo da cidade, renovado em 2012 entre a prefeitura e a Solurb.
“Estamos dispostos a chamar os donos da Solurb para rever o cálculo”, disse Rocha se referindo ao custo de R$ 85 milhões anuais cobrados pela empresa para recolher e tratar o lixo dos campo-grandenses. “Todo contrato é passível de reavaliação. É legítimo, já foi respaldado pelo poder judiciário, mas há a intenção de chamar a empresa para discussão, estou afirmando isso, e com certeza vai ser feito”, garante.
“O direito admite revisão de contratos que, com o tempo, ficam onerosos em demasia. Em 2012 vivíamos num país pujante com economia a todo vapor e agora estamos nessa recessão. Nós fizemos aqui uma recomendação e a Prefeitura acatou, e o Legislativo, que o contrato será objeto de revisão. O Ministério Público vai acompanhar”, afirmou o procurador.
Questionado sobre o assunto, o prefeito Marquinhos afirmou que o contrato já foi revisado e, inclusive, analisado juridicamente. Tanto na Justiça Estadual quando no STJ (Supremo Tribunal Justiça), contrato e taxa do lixo foram considerados regulares.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré
Cerca de 2 milhões de pessoas participaram da romaria
Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal
Nível do rio atingiu marca de 62 cm abaixo da cota de referência
Rodada do Estadual da Série B tem vitória do Sete de Dourados e goleada do Naviraiense
Em Campo Grande, o Comercial sofreu a goleada de 4 a 0 para o representante de Naviraí
Coxim sediou quinta etapa do Estadual de Vôlei de Praia; conheça duplas campeãs
Duplas campeãs foram Jean/Guilherme na disputa masculina e Andrezza/Rose no feminino
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.