O empresário , apontado como suposto dono de um conglomerado de informática em Mato Grosso do Sul, foi preso na manhã desta terça-feira (27) na sexta fase da , denominada Computadores de Lama.

Baird chegou por volta das 8h50 na sede da Polícia Federal de Campo Grande, no bando de trás de uma viatura. Com cabelos mais curtos e usando óculos.

Em investigações, Baird é apontado como proprietário das empresas Itel Informática, PSG Tecnologia Aplicada, Digitho Brasil Soluções em Software, atual Digix, e Mil Tec Tecnologia da Informação.

Juntas, as empresas fecharam contratos de quase R$ 800 milhões com o governo entre os anos de 2012 e 2017. Segundo a Polícia Federal, os prejuízos causados, somando-se todas as seis fases da Operação consideradas as fraudes, valores concedidos irregularmente como benefícios fiscais e as propinas pagas a integrantes da Organização Criminosa passam dos R$ 432 milhões.

Computadores de Lama

São cumpridos 29 mandados, sendo quatro de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias dos investigados e empresas investigadas.

As cidades alvo da operação são Campo Grande, Jaraguari, Dourados e Paranhos. Ao todo, 100 policiais federais, 17 servidores da CGU e 33 servidores da participam da operação.

Em todas as fases da operação Lama Asfáltica, 57 pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-governador do Estado , que está preso desde julho deste ano em uma das fases deflagradas pela Polícia Federal.

(Com Richelieu Pereira)