ALMS discute gerenciamento de leitos e anemia falciforme nesta semana

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) discute nesta semana a Saúde no Estado. A Audiência Pública Gerenciamento dos Leitos Hospitalares acontece nesta segunda-feira (09) em debate proposto pelo deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB). Na quarta-feira (11), a partir das 14h30, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, acontece o debate sobre a saúde […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) discute nesta semana a Saúde no Estado. A Audiência Pública Gerenciamento dos Leitos Hospitalares acontece nesta segunda-feira (09) em debate proposto pelo deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB).

Na quarta-feira (11), a partir das 14h30, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, acontece o debate sobre a saúde da população negra e as políticas públicas para o tratamento da anemia falciforme, proposto pelo deputado estadual João Grandão (PT), líder do partido na Casa de Leis. No evento haverá a palestra com a doutora Berenice Kikuchi, referência nacional no tratamento da anemia falciforme. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook da ALMS. 

A audiência pública atende o pedido do Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito (CMNEGRAS/MS), e faz alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 25 de julho. “É preciso construir medidas para que essas pessoas tenham acesso ao tratamento, assistência, além do suporte aos familiares, e é preciso criar esse debate em Mato Grosso do Sul sobre essa doença”, explicou o deputado João Grandão.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que também pode manifestar-se em brancos. Sua característica principal é uma alteração nos glóbulos vermelhos que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice (por isso o nome falciforme) e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. As hemácias falciformes contêm a um tipo de hemoglobina, a “S”, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, por não terem a maleabilidade da hemácia normal. Entre os seus principais sintomas estão fadiga intensa, dores articulares, palidez e icterícia, atraso no crescimento, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

Sessões – Às terças, quartas e quintas-feiras acontecem as sessões plenárias a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Todos os eventos da Casa de Leis são abertos ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9.

(Com informações da assessoria)

Conteúdos relacionados

Ronaldo Caiado
tre-ms diplomação
mpms