Pular para o conteúdo
Política

Aconteceu no Senado: confira os destaques da semana

Etanol O Senado aprovou esta semana a proposta que autoriza a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis. O PDS 61/2018 pretende aumentar a concorrência no mercado de combustíveis e, consequentemente, diminuir o preço final para o consumidor. O texto segue para a Câmara dos Deputados. Segurança Pública Leia também: Bolsonaro parabeniza […]
Arquivo -

Etanol

O Senado aprovou esta semana a proposta que autoriza a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis. O PDS 61/2018 pretende aumentar a concorrência no mercado de combustíveis e, consequentemente, diminuir o preço final para o consumidor. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

Segurança Pública

A criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, objeto da Medida Provisória 821/2018, também foi aprovada em Plenário esta semana, na forma do Projeto de Lei de Conversão 16/2018. De acordo com o texto, todos os órgãos federais de policiamento ficarão sob a jurisdição do novo ministério, criado a partir da divisão da pasta da Justiça: Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal. O texto vai a sanção presidencial.

Roubo de carga

Medidas para reforçar a prevenção e repressão a crimes como contrabando, descaminho, furto, roubo e receptação de mercadorias também avançaram. Entre as mudanças previstas está uma punição para motoristas que usarem seus carros para cometer esses crimes. Aprovado com alterações, o PLC 8/2018 voltará à análise da Câmara.

Ancine

O Plenário aprovou ainda Mariana Ribas da Silva para o cargo de diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine), na vaga decorrente do término do mandato de Roberto Gonçalves de Lima. A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Internacional

A atualização do acordo -Argentina para evitar dupla tributação e prevenir evasão fiscal foi outro item aprovado pela Casa. O PDS 70/2018, que havia sido analisado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) esta semana, segue agora para promulgação. Os senadores aprovaram em Plenário também os seguintes diplomatas para embaixadas brasileiras no exterior: Paulo Estivallet de Mesquita para China e Mongólia; Haroldo de Macedo Ribeiro para Bélgica e Luxemburgo; Rodrigo de Lima Baena Soares para o Peru; Flavio Marega para a Argélia;  e Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes da Cruz para o Azerbaijão.

Já na CRE foram aprovadas as seguintes indicações para embaixadas: Evandro Didonet para a Suíça; Tovar da Silva Nunes para a Rússia e Uzbequistão; Nelson Antonio Tabajara de Oliveira para Suécia e Letônia; e André Aranha Corrêa do Lago para Índia e Butão.

A comissão também publicou uma nota criticando a política de anti-imigração do governo de Donald Trump, sobretudo pela prática de separar imigrantes clandestinos de seus filhos. O documento ainda deverá passar pelo Plenário, antes de ser encaminhado à Embaixada dos EUA no Brasil, à comissão de relações exteriores do Senado norte-americano e ao Itamaraty. Segundo números oficiais, cerca de duas mil crianças foram separadas de suas famílias de 19/04 a 31/05, entre elas 49 brasileiras.

Cotas

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou proposta que inclui alunos bolsistas de escolas beneficentes entre os que têm direito a reserva de vagas em universidades públicas (PLS 197/2018). O projeto segue para a análise da Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE).

Terceirização

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto que aumenta o tempo limite para os contratos de prestação de serviços entre empresas — a terceirização. O PLC 195/2015 segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Programação monetária

A CAE também aprovou a programação monetária do governo para o segundo trimestre de 2018. Os parlamentares votaram favoravelmente ao relatório feito pelo senador Rodrigues Palma (PR-MT), que acatou a mensagem encaminhada pelo Executivo. O texto será agora analisado pelo Plenário.

Pedágio para caminhões

A comissão mista que analisa a MP sobre a isenção de pedágio para eixos suspensos de caminhões vazios aprovou o relatório à medida. A norma faz parte do pacote negociado pelo governo com os caminhoneiros para pôr fim à greve nacional ocorrida em maio. A MP 833/2018 alterou a Lei do Caminhoneiro para estender às rodovias estaduais, distritais e municipais a dispensa de pagamento de pedágio relativo aos eixos suspenso de caminhões. O texto ainda terá de ser analisado pelos plenários da Câmara e do Senado.

Seguro obrigatório

Projeto que permite aos proprietários de veículos parcelar o pagamento do seguro obrigatório em 12 vezes foi aprovado na CCJ. O objetivo do  PLS 162/2014 é diminuir o valor pago pelos proprietários de determinadas categorias de veículos, considerado muito alto. O texto ainda deve passar por mais um turno de votação.

Imposto de Renda

O contribuinte retido na malha fina do Imposto de Renda (IR) poderá ter o direito de apresentar documentação comprovando a regularidade das informações a qualquer momento, independentemente de intimação da Receita Federal. A possibilidade está prevista no PLS 354/2017, aprovado pela CCJ. Se não houver recurso para votação pelo Plenário, será enviado à Câmara dos Deputados.

Importunação sexual

A importunação sexual, ou seja, a prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência, poderá passar a ser crime previsto no Código Penal. O Substitutivo da Câmara dos Deputados 2/2018 ao PLS 618/2015, de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi aprovado em reunião da CCJ. A Comissão acatou ainda pedido de requerimento para que o texto seja votado em caráter de urgência pelo Plenário.

Refrigerantes

A CCJ aprovou também propostas que sustam o decreto presidencial que alterou a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente no concentrado (xarope) usado na produção de refrigerantes (PDS 57/2018 e PDS 59/2018). As proposições seguem para o Plenário, com pedido de votação em regime de urgência.

Contratos com organizações sociais

A CCJ confirmou, em turno suplementar, a aprovação do substitutivo ao PLS 427/2017, que estabelece novas regras para celebração, controle e rescisão de contratos de gestão do poder público com organizações sociais. A proposta foi aprovada de forma terminativa.

Pessoas com deficiência

A CCJ aprovou em turno suplementar substitutivo ao PLS 757/2015, que muda as regras da curatela expressas no Código Civil (Lei 10.406, de 2002), no Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 2015) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência/Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146, de 2015). O substitutivo foi elaborado pela relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), e confirma, entre outras medidas, o apoio a pessoas com deficiência mental ou deficiência grave para a tomada de decisão. O texto foi aprovado de forma terminativa.

Contas de campanhas

Partidos e candidatos que não prestarem ou tiverem as contas de campanha rejeitadas deverão pagar multas de 10% do valor dos gastos declarados ou, em caso de não haver declaração, do teto de gastos previsto para o cargo. É o que determina o PLS 399/2017, aprovado terminativamente na CCJ.

RIDE no RS

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou a criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Metade Sul do . O PLS 129/2018 agora segue para a CAE.

Educação

A CE vai avaliar este ano o cumprimento da meta de ampliar as vagas nas escolas para crianças até seis anos contida no Plano Nacional de Educação (PNE). Os senadores definiram a questão como a política pública a ser acompanhada pelo colegiado.

Orgulho autista

Em audiência pública na CDH para celebrar o Dia Mundial do Orgulho Autista, participantes comemoraram o avanço de duas propostas em análise no Congresso que podem ajudar a melhorar vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Uma delas é a SUG 21/2017, transformada no PLS 169/2018, para assegurar a criação de centros de atendimento integral aos autistas, mantidos pelo SUS. A outra é o PL 6.575/2016, na Câmara, que torna obrigatória a coleta de dados e informações a respeito dos autistas nos censos demográficos do IBGE realizados a partir de 2020. O texto tramita atualmente na Câmara.

Violência obstétrica

Estudo da Fundação Perseu Abramo publicado em 2010 revela que 25% das mães brasileiras sofreram algum tipo de agressão na fase de pré-natal ou no parto. A violência obstétrica foi o tema de audiência pública promovida pela Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher. De acordo com Daphne Rattner, representante da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, a violência obstétrica ocorre em hospitais públicos e privados. A mesma pesquisa da Fundação Perseu Abramo mostra que 27% das mulheres atendidas na rede pública afirmam ter sofrido violência. No setor privado, a taxa é de 17%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casa do Trabalhador oferece 3,7 mil vagas para Capital e interior de MS 

Estratégias de Crescimento e Consolidação no Setor Bancário: O Caso Banco Master

Ícones de Estilo Antecipam o Met Gala com Tiffany & Co.

Campo Grande recebe oficina de capacitação para produtores culturais 

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

jardim

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Emily vai a Roma: novos rumos, amores e desafios na próxima temporada

Últimas Notícias

Cotidiano

Carteira cheia de dinheiro cai em enxurrada e homem perde ‘bolada’ em Campo Grande

Objeto foi levado pela correnteza e, além do dinheiro, rapaz perdeu uma série de documentos pessoais

Esportes

Bragantino bate Flamengo e quebra sequência de três jogos sem vitória

Atacante Thayslane marcou os dois gols da equipe mandante

Esportes

Memphis faz 2, conduz Corinthians à virada sobre o Sport no Brasileirão e ameniza crise

Alucinante no início do jogo, o Corinthians passou a impressão de que poderia golear o Sport

Cotidiano

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

Município sofre com o volume intenso de água desde sexta-feira (18)