Vinte vereadores já assinaram pedido

O pedido de abertura da CPI do Táxi, que seria apresentado nesta quinta-feira (30) na Câmara de , deverá ser adiado por uma reunião marcada entre os vereadores e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) na segunda-feira (3), que poderá liberar alvarás para o serviço.

O vereador Valdir Gomes (PP) e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) devem conversar sobre a liberação de alvarás para os curiangos, motoristas de táxi que pagam aluguel para os donos de alvarás em Campo Grande. O pedido da Câmara é que 300 alvarás sejam liberados, mas a Prefeitura anunciou que pode liberar 200.

O executivo municipal está desde 2013 sem liberar nenhum novo alvará, o que, segundo a categoria, prejudica a competitividade com o Uber, que tem mais de 800 motoristas atuando.

“Duas pessoas já retiraram os nomes e outros dois vereadores assinaram. Então vamos aguardar essa reunião, ver se a Prefeitura libera os alvarás pedidos e ver que encaminharemos dar a partir de então”, disse o vereador Vinicius Siqueira (DEM), um dos propositores do pedido de investigação.

A CPI teria por objetivo investigar a falta de liberação de alvarás desde 2013 e o monopólio da exploração do serviço em Campo Grande.

O vereador revelou que foi procurado pelos curiangos, como são chamados os motoristas auxiliares de táxi, que denunciaram, além de uma longa fila de espera por alvará, um oligopólio de concessões nas mãos de poucas pessoas.