Luto não interfere em prazos processuais

O (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decretou luto oficial de três dias nesta terça-feira (22) após a morte do ex-governador do Estado e do Mato Grosso, .

O luto não interfere nas atividades e nem nos prazos processuais do órgão. De acordo com o presidente do Tribunal, desembargador Divoncir Schreiner Maran, o Tribunal lamenta a morte do ex-governador.

“Pedrossian foi governador por três vezes, tem grande valor histórico e deixou um enorme legado para Mato Grosso do Sul”, disse.

Pedro Pedrossian

Aos 89 anos de idade, o ex-governador Pedro Pedrossian (PMN) veio a óbito na madrugada desta terça-feira (22). Ele faleceu enquanto dormia em sua residência, de acordo com seus familiares. Por duas vezes, Pedrossian foi governador de Mato Grosso do Sul, deixando um legado de grandes obras para o Estado.TJMS decreta luto oficial de três dias por morte de Pedro Pedrossian

Pedro Pedrossian nasceu em Miranda, no então Estado de Mato Grosso, no dia 13 de agosto de 1928, filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Mardini Pedrossian, ambos de origem armênia.

Após concluir os estudos secundários no Mato Grosso, o ex-governador decidiu se graduar em engenharia civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Concluídos os estudos, ele voltou para o Mato Grosso, como engenheiro residente da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em Três Lagoas.

Após seguir carreira nas ferrovias de e de Bauru, foi eleito governador pelo então PSD, em 1965, para o Estado de Mato Grosso. Foi o candidato a governador mais votado em toda a história de Mato Grosso, com 109.905 votos.

Em 1971, perdeu o governo do Mato Grosso após a eleição de José Fragelli pela Assembleia Legislativa do Estado. Em 1978, foi eleito como senador, filiando-se em 1979 ao PSD.

Em 1980, após a deposição de Marcelo Miranda e Harry Amorim no governo de Mato Grosso do Sul, Pedrossian foi nomeado como governador do Estado pelo então presidente João Figueiredo, renunciando ao posto de senador até 1982.

Em 1991, foi reeleito para o posto de governador. Em 1998, Pedrossian tentou se reeleger para o governo. Seu nome não foi para segundo turno, e o ex-governador decidiu apoiar Zeca do PT, que se elegeu na época.