STF julga nesta quarta se suspende denúncia contra Temer

Presidente é acusado de obstrução à Justiça e organização criminosa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Presidente é acusado de obstrução à Justiça e organização criminosa

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai julgar nesta quarta-feira (20) um pedido da defesa do presidente Michel Temer (PMDB) para que seja suspensa a denúncia apresentada pelo ex-procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que acusa Temer de obstrução à Justiça e organização criminosa.

Essa é a segunda denúncia apresentada por Janot contra Temer. A primeira acusava o presidente de corrupção ativa e passiva, e foi aprovada pelo STF e encaminhada à Câmara dos Deputados, que acabou rejeitando a denúncia.

Desta vez, Temer pretende que a denúncia “emperre” antes de ir ao plenário da Câmara. Em um pedido protocolado na sexta-feira (15), a defesa do presidente solicita que o STF devolva a denúncia à PGR (Procuradoria-Geral da República).STF julga nesta quarta se suspende denúncia contra Temer

Segundo a Folha, os advogados de Temer alegam que a denúncia precisa ser suspensa até que “questões preliminares” envolvendo as provas da delação da JBS, incluídas na denúncia, sejam resolvidas.

Caso o STF decida por não suspender a denúncia, as acusações serão encaminhadas à Câmara dos Deputados. Para que o Supremo autorize uma investigação contra o presidente, é necessário que pelo menos 342 deputados aceitem a denúncia.

Além de Temer, a denúncia de Janot atinge o “quadrilhão do PMDB”, supostamente formado também pelos ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, além dos ex-deputados Geddel Vieira Lima, Henrique Alves e Eduardo Cunha, assim como lobistas e assessores.

Conteúdos relacionados

senadora ministério