Sejusp vai ‘apresentar’ facções criminosas de MS em evento no Mato Grosso

Inteligência de secretaria participa de encontro no Estado vizinho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Inteligência de secretaria participa de encontro no Estado vizinho

Sete servidores do departamento de inteligência da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), participam entre hoje, quinta-feira (16), e amanhã, sexta-feira (17), de um do ‘Encontro de Inteligência Integrada de Fronteira’, em Mato Grosso, onde a programação inclui a ‘apresentação das facções que atuam em Mato Grosso do Sul.

A Sejusp não detalhou o intuito nem como será feita tal apresentação. O PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) figuram entre as maiores facções criminosas em atuação no Estado. Todavia, os órgãos de segurança pública já apuram a existência de grupos menores ligados a uma ou outra facção, que estão em conflito.

“Mato Grosso atualmente possui um sistema chamado S3i, que é de integração de banco de dados. A proposta é compartilhar esse sistema. A partir daí teremos um ganho de estrutura de informações. Isso pode ser feito de forma imediata e sem custo”, revelou o secretário José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB).

A apresentação das facções será feita, segundo a Sejusp, por equipe da ‘área de inteligência’ da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), enquanto servidores da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) vão explanar sobre as ‘peculiaridades’ do tráfico de drogas em território sul-mato-grossense.

Amanhã, os servidores do Estado farão uma visita técnica nas cidades mato-grossenses Cáceres e Porto Esperidião. Na primeira cidade, pela manhã, acompanham o trabalho da Defron (Delegacia Especial de Fronteira), no segundo município visitam o Gefron (Grupo Especial de Segurança na Fronteira), para conhecerem o trabalho do núcleo de inteligência, planejamento de operações integradas e projeto desenvolvido com cães.

A parceria entre os dois Estados, segundo Barbosinha, é fruto de uma reunião realizada no fim de janeiro, entre os secretários de justiça de MT, MS e PR, na busca por ações conjuntas de repressão ao tráfico de drogas na fronteira. “No dia 20 de março voltaremos a nos reunir em Mato Grosso do Sul, para apresentarmos os resultados práticos das ações que iremos implementar”, finalizou o secretário. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

candidata do PT
indígenas