Deputados querem debater projeto antes
Presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o deputado estadual Junior Mochi (PMDB) informou nesta terça-feira (14) que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deve levar em mãos na quinta o projeto de reforma administrativa estadual. A expectativa era de que o projeto fosse entregue hoje na Casa.
“O governador deve vir mais cedo na quinta com a equipe para explicar o projeto. Estamos o aguardando para fazer esta reunião antes. Não há nada confirmado, mas a nossa expectativa é de recebê-lo para conversar antes de votar”, afirmou.
A reestruturação estadual não deve ficar somente nas pastas voltadas ao setor rural. Ao que tudo indica outras pastas serão, a partir da aprovação do texto, unidas. Mesmo assim, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), não tem estimativa de quanto será economizado.
Há alguns dias o tucano havia dito que a estrutura administrativa pode ficar com 10 ou 11 pastas. Atualmente o Estado têm 13 secretarias.
O secretário de Fazenda Márcio Monteiro (PSDB) anunciou que a Sefaz vai unificar em um mesmo local as estruturas municipais de Agenfas (Agências Fazendárias), e dos escritórios da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Outra possibilidade suscitada pelo secretário é a divisão de espaços não apenas com entes estaduais, mas também com secretarias e autarquias dos próprios municípios que desejarem firmar parcerias com o governo estadual.