Rádios AM de MS migrarão para FM ainda esse ano, garante ministro
Ministro esteve na Capital para anunciar satélite
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ministro esteve na Capital para anunciar satélite
Em visita a Campo Grande nesta quarta-feira (19), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que a migração das rádios com frequência AM para FM deve ocorrer ainda este ano em Mato Grosso do Sul. O ministro esteve na Capital para anunciar lançamento de satélite que promete dobrar a velocidade da banda larga no país.
Durante o evento, Kassab foi questionado sobre a morosidade da transição das faixas AM no Estado, tendo em vista que recentemente houve anúncio de migração de 400 rádios em outros estados do país.
“Houve migração em rádios dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Mato Grosso do Sul será em breve, ainda este ano”, disse o ministro que não definiu data para o fim da faixa AM no Estado, mas prometeu voltar a Campo Grande para anunciar a mudança.
Kassab também foi questionado sobre possível contradição em investir no lançamento de satélite – sem data prevista – e cortar investimentos do programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece bolsas a estudantes brasileiros que queiram fazer graduação ou pós-graduação no exterior.
“A minha alçada é ciência e tecnologia, mas a pasta de educação tem orçamento expressivo. Não foi cortado nada da saúde e educação. O programa perdeu o foco, mas em nenhum momento deixamos de reconhecer sua importância”, afirmou o ministro.
SATÉLITE
Para receber o sinal, a Capital terá que instalar uma antena que, segundo o ministro, “não é tão cara”. O satélite terá um custo de R$ 2,8 bilhões e durabilidade de 18 anos. “Era para ter sido lançado neste mês na Guiana Francesa, mas começou uma greve no governo e suspenderam. Em breve será lançado”, explicou Kassab.
Além de cobrir todo o país com banda de alta capacidade, o equipamento vai permitir o uso militar na proteção do mar territorial, da Amazônia e de toda a faixa de fronteira com os dez países sul-americanos vizinhos do Brasil.
Com o aumento, os sistemas de saúde e educação poderão ser interligados, melhorando os serviços para a população, segundo o ministro, que ressaltou que o projeto só foi possível com o “governo Temer”. Menos de 50% do satélite está pago, R$ 1 bilhão.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Motorista fica preso nas ferragens após acidente com caminhão baú na BR-376
Lateral do carro ficou destruído
Cantor Edson esculacha Jorge e Mateus por pausa na carreira: “Cag*da”
Dupla de Hudson, Edson não poupou críticas à decisão de Jorge e Mateus, que pretendem fazer uma pausa por “tempo indefinido” em 2025
Homem socorrido pelos bombeiros estava preso nas ferragens da caminhonete com espingarda
A Polícia Judiciária irá investigar se o homem tem porte de armas
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.