Pular para o conteúdo
Política

PF deflagra operação contra desvios na hidrelétrica de Belo Monte

Denominada Operação Levitã
Arquivo -

Denominada Operação Levitã

Com seis mandatos de busca e apreensão, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Leviatã. A ação que faz parte da Lava-Jato irá fazer também a apreensão expedida pelo ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal, referentes ao inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Lava-Jato e mira desvios e pagamento de propina nas obras da Hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo informações do site O Globo, os mandados estão sendo cumpridos no , e Belém, nas residências dos investigados e escritório de trabalho e entre os alvos está o filho de um senador da República e um ex-senador ligado ao mesmo grupo político.

Entre os alvos da operação estão os principais envolvidos no esquema de repasse de valores aos agentes políticos. As medidas decorrem de representação formulada pela Polícia Federal no curso de inquérito que apura pagamento de propina a dois partidos políticos, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A operação foi batizada de Leviatã em alusão à obra do filósofo político Thomas Hobbes, onde afirmou que o “homem é o lobo do homem”, comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois se continuasse vivendo em Estado de Natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

tereza carrefour

Tereza Cristina acredita em possível negociação entre Brasil e EUA sobre tarifa de 50%

Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Bebê estuprada pelo pai estava tratando infecção após traqueostomia

Últimas Notícias

Política

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

O parlamentar ressalta que o Brasil é um país soberano

Polícia

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Ele já estava preso desde quando cometeu os crimes, em 2023

Economia

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

Com homologação de plano, pagamentos devem começar em 24 de julho

Política

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Prefeitura diz que o programa vai ajudar a asfaltar mais de 20 bairros de Campo Grande