Para senador de MS, projeto sobre abuso de autoridade é ‘contra sociedade’

Projeto foi aprovado ontem no Congresso 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto foi aprovado ontem no Congresso 

Integrante do grupo de 19 senadores que votaram contra projeto de lei de abuso de autoridade aprovado ontem no Congresso, o senador Pedro Chaves (PSC) divulgou nota nesta quinta-feira (27) classificando a medida como “inoportuna e contra a sociedade”.

Para o senador, em razão das apurações da Operação Lava Jato, esse não seria o momento mais apropriado para aprovação dessa lei.

“Por isso, ao contrário da maioria de meus colegas senadores, optei por votar não, em obediência a meus princípios e também à vontade popular. Conversei com centenas de pessoas no meu estado, o Mato Grosso do Sul, sem falar nas manifestações que recebi através das redes sociais. E as opiniões foram quase unânimes: vote não”.

O PROJETO

Antes de ser aprovado pelo plenário do Senado, o texto já havia sido aprovado, também nessa quarta, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a aprovação, o projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Se os deputados alterarem algum ponto do projeto, a proposta volta para nova análise do Senado. Mas, se a Câmara mantiver o texto, a medida seguirá para a sanção presidencial.

A proposta aprovada pelo Senado revoga a lei em vigor sobre abuso de autoridade, de 1965, e cria uma nova legislação, com punição mais rigorosa e com a inclusão de mais situações em que uma autoridade pode ser enquadrada na prática de abuso.

A votação do projeto de abuso de autoridade só foi possível após um recuo de Requião que alterou, durante a reunião da CCJ na manhã desta quarta, o trecho mais criticado da proposta.

Conteúdos relacionados

vander loubet lula