Ministro é requerido a depor no Senado sobre fim de Ciências Sem Fronteira

Senadores querem que Mendonça Filho explique suspensão da graduação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Senadores querem que Mendonça Filho explique suspensão da graduação

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), foi convidado a prestar esclarecimentos na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, a respeito da decisão de suspender a oferta do Programa Ciência Sem Fronteiras para alunos da graduação. As informações são da Agência Senado.

A decisão, anunciada no início de abril, determinou que não serão abertos novos editais para alunos de graduação do CSF. Foram mantidas entretanto as bolsas para alunos da pós-graduação estudarem no exterior.

O MEC (Ministério da Educação) afirmou, em nota, que a oferta do Ciência Sem Fronteiras para a graduação já havia encerrado em 2014, quando o último edital para os alunos desse nível havia sido lançado. Desde então, há ainda 4 mil bolsistas remanescentes desse edital estudando em outros países.

O senador Humberto Costa (PT) apresentou nesta quarta-feira (19) o requerimento solicitando o depoimento de Mendonça Filho à Comissão, que votou a favor da solicitação de informações. A presença do ministro na frente dos senadores está marcada para odia 16 de maio.

Na opinião de Costa, a suspensão do programa representa “a interrupção de uma política pública com flagrante potencial para colocar nosso país em uma das rotas do desenvolvimento”, afirmou o petista.

O senador afirma que mais de 70 mil estudantes de graduação foram beneficiados com o Ciência Sem Fronteira, o que representa aproximadamente 80% das bolsas do projeto.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado