Prefeito criticou aumento do antecessor Alcides Bernal
Com estudos já em andamento para nortearem a prefeitura sobre o novo valor da tarifa de ônibus em Campo Grande, que tem reajuste previsto até o fim do ano, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou neste domingo (8) que o novo valor não aumentará como ocorreu na gestão de Alcides Bernal (PP).
O último reajuste da tarifa de ônibus ocorreu em dezembro do ano passado, fim da gestão de Bernal. Na época, o valor saltou de R$ 3,25 para R$ 3,55, aumento de quase 10%.
Em agenda pública nesta manhã, Marquinhos disse que só falará sobre valores após o fim do estudo técnico, e aproveitou para criticar o aumento determinado pelo ex-prefeito.
Os estudos feitos pela Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) já iniciaram e devem definir o valor que será reajustado neste ano. Geralmente o anúncio do novo valor é feito entre os meses de outubro e novembro.
Cálculo
Para calcular de quanto será o reajuste, são levados em consideração a variação do preço do combustível -diesel-, o percentual de reajuste do salário do motorista -por meio de convenção coletiva da categoria-, o INPC (Índice de Preços ao Consumidor)acumulado, o IPCA-Oferta Global – valores entre a data de cálculo da tarifa em vigor e a data de elaboração do cálculo do reajuste)- e uma conta intrincada que leva em consideração o número de passageiros pagantes por quilômetro equivalente nos últimos doze meses.