Justiça nega implantação imediata de ‘closed caption’ na programação da Assembleia
TJ-MS quer ouvir partes antes de tomar decisão
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
TJ-MS quer ouvir partes antes de tomar decisão
A desembargadora Tânia Garcia de Freitas negou pedido de liminar ingressado pela Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) para que a Assembleia Legislativa seja obrigada a aplicar recurso de acessibilidade da legenda oculta (closed caption) em todos os programas televisivos da Casa, seja ao vivo ou gravado. Ela alega que antes, é necessário ouvir tanto o MPE-MS (Ministério Público Estadual) quanto o Legislativo.
“A impetrante não logrou êxito em demonstrar o fundamento relevante do pedido, tendo em vista não haver nos autos suma negativa expressa da autoridade apontada como coatora sobre a providência perseguida, não sendo possível saber, num juízo de prelibação, se já foi deflagrado o procedimento para atendê-la”.
A Feneis alega que há lesão irreparável aos deficientes que têm direito ao recurso da acessibilidade, obrigatório desde 27 de junho de 2008. Segundo a inicial, a Federação buscou meios administrativos e amigáveis para sensibilizar os órgãos públicos da necessidade e da obrigatoriedade, a iniciar pelas entidades representativas das TV ́s Legislativas no país, “mas, infelizmente as tentativas não lograram êxito, razão pela qual a impetrante não vê alternativa senão se socorrer ao Poder Judiciário”.
A ação pede que, inicialmente, seja autorizada a contratação emergencial de empresa especializada por não mais de 30 dias. Depois, que seja aberto processo licitatório adequado, conforme previsto em lei.
A desembargadora pediu que a Assembleia preste informações, que o Estado se manifeste caso queira fazer parte da ação e também quer o parecer da PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) sobre o conteúdo. Por fim, deferiu pedido de justiça gratuita feito pela Federação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.