Grupo da Capital cria Comitê contra a reforma da Previdência

A formação do Comitê teve início no dia 18 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A formação do Comitê teve início no dia 18 

Contra a proposta do Governo Federal que quer alterar diretrizes previdenciárias, foi criado em Campo Grande o Comitê Contra a Reforma Previdenciária. O objetivo do grupo é mobilizar a população contra o que eles chamam de “ataque a direitos”. Apresentada pelo Governo como uma das alternativas para solucionar a crise econômica no País,  a proposta  eleva a idade mínima para acesso e o tempo de contribuição para receber a aposentadoria integral.

Conforme o Comitê, os trabalhadores terão diminuídos os valores da aposentadoria e também pouco tempo para usufruí-la levando-se em conta a média de vida do brasileiro.

A formação do Comitê teve início no dia 18 com a realização de uma plenária-debate na UFMS  (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento contou com a presença do ex-Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas que esclareceu os pontos principais da reforma os impactos negativos sobre os trabalhadores.

A proposta de desmonte da previdência já está tramitando na Câmara dos Deputados e tem como presidente da Comissão de análise o deputado por Mato Grosso do Sul Carlos Marun (PMDB).

Durante o evento foram apresentados dados que mostram que o chamado “déficit da previdência” é um mito. O governo retira anualmente 30% da arrecadação da previdência para gastar em outros setores e não cobra dos sonegadores e isso é que cria o “déficit”.

O Comitê realizou a primeira reunião na última terça (21) na sede da ACP (sindicato dos professores de Campo Grande) onde foi estabelecida  uma pré-coordenação para elaborar uma agenda de mobilização. O Comitê é aberto para todas as entidades, centrais sindicais e movimentos que são contra a reforma proposta.

A próxima reunião do Comitê acontecerá no dia 2 de março, às 18 horas, na sede da ACP.

Conteúdos relacionados

turno mdb
rose
iguatemi