Agepen afirmar que será maior turma já formada no Estado

O governo estadual revelou que a formatura dos 438 agentes penitenciários que estão em formação será no próximo dia 1º de fevereiro, ampliando o efetivo atual de 1.379 servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Por meio da assessoria, o diretor-presidente da Agência, Ailton Stropa Garcia, afirmou que os novos agentes ‘não serão simples carcereiros’. “(Todos) têm nível de escolaridade superior e são treinados também para o trabalho de ressocialização, o que é fundamental para a humanização e para desafogar o sistema penitenciário”, frisou.

Stropa revelou ainda que o Estado abriga pelo menos o dobro de presos da capacidade dos presídios. São 7.327 vagas nos estabelecimentos penais em Mato Grosso do Sul, com um massa carcerária de 15.549.

No final de 2016, o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB), revelou que o governo estadual recebeu R$ 54,9 milhões liberados pelo Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), e destinaria outros R$ 31,9 milhões para construção de dois presídios em Dourados, um masculino com 800 vagas, e um feminino, com 400 vagas, além de um presídio de regime semiaberto em Corumbá.

Além disso, a Agepen pontuou, também por meio de sua assessoria, que na Capital três presídios estão em construção na Gameleira, dois masculinos, com 603 vagas cada, e um feminino, com 407 vagas. Com exceção do feminino, que teve atraso no cronograma em razão de falhas no projeto, as obras tem previsão de inauguração no 1º semestre de 2017.

Há ainda obras de ampliação das penitenciarias de Corumbá, Coxim e Ponta Porã, com abertura de pelo menos 2,5 mil novas vagas. Para isso, o Estado considera primordial a formação dos novos agentes.