Governo cobrará recuperação da Malha Oeste para explorar corredor com cargas
Entre Três Lagoas e Corumbá
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre Três Lagoas e Corumbá
Projeto de médio e longo prazo, o Corredor Ferroviário Central, unindo os postos de Santos (Atlântico) e Ilo (Pacífico), no Peru, é uma alternativa de transporte que pode ser operada de imediato por Mato Grosso do Sul, a partir da recuperação da Malha Oeste – entre Três Lagoas e Corumbá. Esta é a proposta do Governo do Estado, ao reiterar junto ao governo federal a garantia dos investimentos da concessionária ALL/Rumo.
Ao participar da apresentação do projeto do corredor ferroviário pelas autoridades bolivianas, em reunião com o governador Reinaldo Azambuja, nesta segunda-feira em Corumbá, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, disse que o Estado pode se beneficiar da nova alternativa de transportes antes mesmo da conclusão da ligação Santos-Ila. Ele lembrou que não é uma ferrovia ponta-a-ponta e já existe a ligação ferroviária com Santa Cruz, na Bolívia.
“O projeto do novo corredor consolida a política do nosso governo de estreitar relações com os países vizinhos, principalmente com a Bolívia. Essa decisão estratégica já nos permitiu avançar muito e hoje temos uma forte relação comercial com o Paraguai. Enquanto os investimentos para o corredor não chegam, podemos operar a ferrovia até Santa Cruz de La Sierra levando e trazendo cargas, e para isso é fundamental a recuperação da Malha Oeste”, destacou Verruck.
Segundo o secretário, os investimentos na Malha Oeste, com o projeto boliviano, agora se tornam imprescindíveis e acentuou que o governador Reinaldo Azambuja vai redobrar esforços no sentido de obter uma resposta concreta do governo federal. Ele lembrou que mais de 60% dos dormentes da ferrovia estão podres, traduzindo o grau de sucateamento de uma malha ferroviária vital para o desenvolvimento regional.
Antofagasta
Verruck disse que Mato Grosso do Sul será diretamente beneficiado pelo novo corredor bioceânico ferroviário com a redução do custo de transporte de seus produtos, que hoje chegam à Europa e Ásia pelos portos de Santos e Paranaguá. Pelos trilhos da ferrovia Santos-Ila, o Estado exportará, entre outros produtos, combustíveis, carne, celulose e vergalhões, que hoje chegam à Bolívia pela Hidrovia do Paraguai, via Porto Murtinho, e rodovias em território boliviano.
O secretário citou ainda que a recuperação da Malha Oeste vai possibilitar que o Estado avance ainda mais na integração comercial com a Bolívia, enquanto se construa o último trecho da ferrovia boliviana até o porto de Ila. Uma das alternativas seria chegar aos portos de Antofagasta, no norte do Chile, usando as conexões da Ferrocarrile Boliviana com a Argentina (Salta). Esse trecho ferroviária já opera, a partir de Santa Cruz de La Sierra.
Estratégico
O ministro boliviano Milton Carlos Hinjosa (Obras Públicas, Serviços e Habitação) disse ao governador Reinaldo Azambuja, ao apresentar o projeto do corredor ferroviário, que a participação do Brasil é estratégica para o sucesso da nova rota e fundamental na captação dos investimentos estrangeiros para conclusão de 200 km da ferrovia, entre Santa Cruz de La Sierra e Ilo. O empreendimento está orçado em 14 milhões de dólares.
“O Brasil é um sócio estratégico para o desenvolvimento do nosso projeto. Já avançamos nas tratativas com o Peru e o Paraguai e esperamos a participação do Brasil, um mercado importante”, disse o ministro. Ele adiantou que já existem negociações avançadas com grupos empresariais da Alemanha e Suíça para investimento na conclusão da ferrovia até o Peru e acredita que o corredor se consolidará tanto para cargas como transporte de passageiros.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Inscrições para o concurso público dos Correios seguem abertas
Taxa de inscrição varia entre R$ 39,80 e R$ 42
Ponta Porã Linha do Tempo
“Um Estado se torna forte através de governantes visionários e corajosos”. prof. Me. Yhulds G. P. Bueno.
Ceará vence, encosta no G-4 e complica a Ponte Preta na Série B
O Ceará segue vivo na briga pelo acesso na Série B do Campeonato brasileiro. Neste sábado venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada. O gol da suada vitória foi anotado por Lucas Mugni, ainda no primeiro tempo. Com isso, o time cearense encostou de vez na…
Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil
Conforme relatório do Governo, 663.906 estão presos com capacidade para 488.951
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.