Governador participa de comemoração ao Dia do Exército e entrega de medalha

No mesmo local terá formação de cabos e lançamento de policiamento aéreo
| 19/04/2017
- 14:22
Governador participa de comemoração ao Dia do Exército e entrega de medalha

No mesmo local terá formação de cabos e lançamento de policiamento aéreo

O governador (PSDB) cumpre duas agendas públicas nesta quarta-feira (19). Na primeira o chefe do executivo estadual irá participar da comemoração ao Dia do Exército e a segunda da entrega de medalha Tiradentes da Polícia Militar do Estado.

A solenidade em comemoração do Dia do Exército será às 8h, no CMO (Comando Militar do Oeste), no campo de parada general Plínio Pitaluga, na Avenida Duque de Caxias, 1628 Amambai.

Na segunda agenda, haverá três atos no local, a partir das 8h30. Será a solenidade de Outorga da medalha Tiradentes da Polícia Militar de MS; Formatura do Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar de MS e lançamento oficial do programa de policiamento ostensivo e preventivo aéreo.

Este será no Centro de Convenções Albano Franco, localizado na Avenida Mato Grosso, 5017 Carandá Bosque.

Medalha

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul outorga, nesta quarta, personalidades civis, militares e membros da corporação com a Medalha Tiradentes e, na ocasião, também acontece à formatura de 202 novos cabos do polo de Campo Grande. A solenidade especial acontece a partir das 08h30, no Centro de Eventos Albano Franco, que fica localizado na avenida Mato Grosso, 5.017 Carandá Bosque, na Capital.

A solenidade é uma reverência ao patrono das polícias militares e civis do Brasil e mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O alferes, figura histórica, exemplo de dignidade, honestidade, luta pelos ideais de igualdade e pela melhoria de vida do povo brasileiro, que serve de inspiração para os policiais.

Cabos

Como parte da valorização da carreira dos policiais militares, outras solenidades de encerramento de Curso de Formação de Cabos ainda acontecerão, neste mês, nos polos de Dourados, Aquidauana e Paranaíba, respectivamente, 76, 46 e 44 formandos, totalizando 368 novos cabos.

Os novos cabos da PM que serão entregues à população sul-mato-grossense passaram por curso de formação oferecido no Centro de Formação de Praças da Polícia Militar durante seis meses. Os militares vão fortalecer a segurança pública na Capital e nos municípios do interior.

Entre as autoridades que participam do evento estão o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Policiamento

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, realiza o lançamento oficial do programa de policiamento ostensivo e preventivo aéreo.  

O policiamento consiste em utilizar diariamente o helicóptero  PT-GMS no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo da cidade de Campo Grande, atuando de forma isolada ou em conjunto com os batalhões. A aeronave e o efetivo permanecerão em sua base durante todo o dia acompanhando pela rede de rádio, telefone e outros canais de comunicação as ocorrências em andamento e solicitações das viaturas, decolando sempre que necessário para prestar o apoio durante as ações.

Durante as operações de policiamento será utilizado um helicóptero modelo HS350 B3e Prefixo PT-GMS, que é considerada uma aeronave de alta performance e foi preparada e equipada para a atividade policial militar. Por esse motivo ela será chamada de Harpia 01, fazendo uma referência a mais poderosa ave de rapina do Brasil, com porte e força inigualáveis.

Atualmente, a espécie é encontrada principalmente na Floresta Amazônica. Nas outras regiões está bastante ameaçada, devido à caça predatória e a perda de seu habitat.

 

Veja também

Serviço de mapeamento deve rastrear ocupações irregulares na Capital

Últimas notícias