Ex-presidentes do Peru trocam pães, queijos e cobertores em presídio

Ex-presidentes são únicos a ocupar presídio no Peru

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ex-presidentes são únicos a ocupar presídio no Peru

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, compartilhou cobertore e pães com queijo com seu adversário político e companheiro de presídio, o também ex-presidente Ollanta Humala, preso desde quinta-feira (13).

Quem entregou os suprimentos foi o filho de Fujimori, Kenji Fujimori. Leve isso a ele”, disse o ex-presidente ao caçula, segundo o jornal El Comercio. Kenji disse que o pai “preparou ele mesmo uns pães com queijo” para Humala.

O filho do ex-presidente detalhou à imprensa a visita à Humala, ocorrida nesta sexta-feira (14). Ele disse que pediu permissão para visitar o adversário político do pai, e que passou horas com o presidiário, supreso por ele estar “desassistido”.

“Ele não tem nada de nada, nem toalha”, disse Kenji. Ele contou a situação ao pai, o que teria despertado a solidariedade. Os dois são os únicos presos da unidade policial. Fujimori então pediu que o filho levasse cobertor, casaco e os pães ao adversário político, “para que ele se aqueça”.Ex-presidentes do Peru trocam pães, queijos e cobertores em presídio

Adversários

Humala, tenente-coronel do exército peruano, liderou em outubro de 2000 uma rebelião militar contra o então presidente Alberto Fujimori. Duas semanas depois, Fujimori renunciava em meio a um escândalo de corrupção. 

Ele foi preso em 2007, condenado a 25 anos de crimes contra a humanidade, responsabilizado pela morte de 20 pessoas, executadas por um esquadrão de seu comando.

Seis anos depois, em 2013, Humala negou indulto ao ex-presidente, alegando que Fujimori não apresentava risco de saúde para deixar a prisão. Agora, o tenente cumpre 18 meses de prisão, acusado de se envolver em um esquema de caixa dois com a Odebrecht.

Conteúdos relacionados

senadora ministério