Deputado propõe aviso de assalto em letreiro de ônibus
Implantação de botão de pânico
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Implantação de botão de pânico
Da internet para o Parlamento: deputado distrital vê ideia publicada nas redes sociais e propõe implantação de botão de pânico nos ônibus para avisar de assalto no letreiro dos coletivos do Distrito Federal.
A partir de uma ideia publicada nas redes sociais, o deputado distrital Bispo Renato Andrade (PR) apresentou um projeto de lei para implantar nos ônibus do Distrito Federal um dispositivo que, quando acionado pelo motorista, mostrará o seguinte alerta no letreiro frontal do veículo: “Socorro, assalto”.
“A ideia é deixar um botão próximo ao motorista, para que ele possa, sem alarde, avisar externamente o caso de uma ocorrência”, explica o parlamentar. Pela proposta, a frase aparecerá no painel que informa a origem e o destino da linha.
Bispo Renato acredita que essa ideia possa ajudar na redução dos índices de assalto no transporte coletivo. “Além de intimidar assaltantes, o aviso vai agilizar a busca por ajuda”, justifica.
Segundo o balanço criminal do governo de Brasília, divulgado em dezembro do ano passado pela Secretaria de
Segurança Pública e da Paz Social, o número de roubos no transporte coletivo cresceu 28,7% entre 2015 e 2016. No ano passado foram registrados 616 assaltos a mais do que no ano anterior. “Resumindo, esses dados refletem o que a mídia mostra quase que diariamente: assaltos a ônibus estão cada vez mais comuns e medidas precisam ser tomadas para reduzi-los”, defende o parlamentar.
A ideia de usar os letreiros dos ônibus para anunciar assalto já foi testada na região metropolitana de Belo Horizonte nos mesmos moldes da proposta do deputado brasiliense (veja a foto ao lado).
O Projeto de Lei nº1442/2017 precisa ser aprovado nas comissões da Câmara Legislativa antes de ir à votação em plenário. Os colegiados na Casa, porém, ainda não estão formados. Sem acordo e embaraçado pelas ações do Executivo, a Câmara segue sem um prazo para compor as comissões. Sendo assim, os trabalhos caminham a passos lentos.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Operação em Ponta Porã investiga furto de energia elétrica e autua três pessoas
A prática do ilícito está prevista respectivamente nos artigos 155, §3º e 171 do Código Penal
Pintor é morto a tiros enquanto andava de bicicleta em Chapadão do Sul
Elias morreu no local do crime e investigações seguem para identificar autores
Policiais militares alvos de operação do Gaeco são condenados por integrar associação criminosa
Policiais foram condenados a um total de pena de 35 anos
Solvente vendido por refinaria da região sul poderia adulterar 1 bilhão de litros de gasolina
ICL, cadê você Mesmo após ter sido alertado numerosas vezes, o Instituto Combustível Legal (ICL), composto por um pool das maiores distribuidoras do Brasil, vem se omitindo sobre um caso muito sério que afeta diretamente o consumidor e o Estado brasileiro. Informes de investigadores que chegam à Coluna dão conta de que uma grande refinaria…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.