Pular para o conteúdo
Política

Decisão sobre benefícios para empresa que denunciou Sefaz-MS fica para 2018

Sessão de julgamento foi adiada pela 3ª vez
Arquivo -

Sessão de julgamento foi adiada pela 3ª vez

Foi adiado o julgamento do recurso ingressado pela da Braz Peli Comércio de Couros Ltda. para tentar impedir que o governo do Estado retire os benefícios ficais dados à empresa. O caso só será resolvido em 5 de fevereiro de 2018, após recesso do Judiciário.

Este é a terceiro adiamento devido a pedido de vistas feito pelos desembargadores Sérgio Martins, nas duas primeiras vezes, e agora de Paulo Alberto de Oliveira. O recurso iria a julgamento em outubro, ficou para o dia 6 de novembro, passou para 4 de dezembro e, por fim, está marcado para o ano que vem.

Caso

Em abril deste ano o então secretário de Fazenda, Marcio Monteiro atual conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), assinou resolução que suspendia o incentivo à companhia firmado em Termo de Acordo 490 de 2010. Em maio, a Braz Peli ingressou com ação pedindo revogação da publicação e solicitou que a suspensão não ocorra sem que antes haja oportunidade de ampla defesa.Decisão sobre benefícios para empresa que denunciou Sefaz-MS fica para 2018

Logo depois, o relator desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte deferiu o pedido de liminar e devolveu o benefício até que o julgamento do processo ocorresse. Insatisfeito, o governo do Estado ajuizou, ainda no mês de maio, recurso para tentar anular a decisão, sob argumentação de que, antes da resolução, a empresa teve oportunidade de se defender, porém não o fez.

No dia 3 de outubro o pedido do Executivo foi julgado improcedente por perda de objeto, já que o mandado de segurança da Braz Peli seria colocado em julgamento naquele mesmo dia e, portanto, a liminar assinada pelo relator teoricamente perderia a validade naquele dia.

Porém, a sessão tem sofrido seguidos adiamentos. De acordo com os autos, junto com o relator, outros três desembargadores já se manifestaram por denegar a segurança, ou seja, rejeitar o pedido da companhia.

Denúncia

A Braz Peli é de propriedade de José Alberto Berger, responsável por denunciar suposto esquema de extorsão para cobrança de propina em troca de benefícios fiscais no governo de Mato Grosso do Sul. À época, ele divulgou gravação feita em novembro de 2016, na qual o então secretário de Governo, Sérgio de Paula, orienta o empresário a procurar pessoa que teria um bom trânsito com interlocutores do governo.

Berger contou que tentava resolver o cancelamento de uma autorização para operar em Mato Grosso do Sul, quando teria sido ‘extorquido’ para conseguir resolver a pendência burocrática da empresa. O empresário acusou De Paula de participar ativamente do suposto esquema e diz que chegou a pagar R$ 500 mil em dinheiro vivo para o grupo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande