Pular para o conteúdo
Política

Câmara derruba três vetos de Marquinhos, incluindo ‘Semana Política’ nas escolas

Projeto prevê procedimento disciplinar contra professores
Arquivo -

Projeto prevê procedimento disciplinar contra professores

Os vereadores da Câmara Municipal de divulgaram no Diário Oficial da Capital desta quarta-feira (04) três projetos de lei vetados pelo prefeito (PSD) que foram derrubados pela Casa. Entre eles, o da ‘Semana Polícia nas Escolas, que prevê punição com processo administrativo a professores que façam ‘uso de propagação ideológica ou partidária’.

O projeto foi considerado contraditório pela análise das equipes da Prefeitura. “É contraditório quando só tem valor se os esclarecimentos pertinentes à política forem estabelecidos por força de lei. Mais adiante sugere atividades diversas de cunho político com o objetivo de “desenvolver a percepção e a avaliação crítica dos alunos da rede pública municipal de ensino”, o que feriria o livre arbítrio, segundo prefeito declarou no veto.

De autoria do vereador Pastor Jeremias (Avante), a lei prevê que sejam levadas na última semana do mês de setembro de cada ano a todos os alunos da rede pública municipal de ensino “informações sobre cidadania, voto consciente e funções dos Poderes Executivo e Legislativo”. A Lei veda uso de propagação ideológica ou partidária de qualquer espécie, sob pena de processo disciplinar dentro da prefeitura.Câmara derruba três vetos de Marquinhos, incluindo ‘Semana Política' nas escolas

Para a execução, é preciso levar à escola um profissional com formação em História, em consonância com profissionais da área da Sociologia e/ou Filosofia e uma ‘cartilha padronizada’ sobre o assunto deve ser confeccionada.

Entretanto, o prefeito havia vetado o projeto após ouvir o Sindicato dos Professores, que afirmou em parecer que o projeto teria “cunho ditatorial, censura, não respeita as diferenças ideológicas individuais e é ameaçador quando diz que a pessoa poderá sofrer sanções e penalidades caso descumpra o art. 2º, §1º”.

Marquinhos também expôs que se o projeto visa “apenas complementar todo o processo de formação dos estudantes da rede pública municipal de ensino”, não seria necessário usar de “expediente ameaçador, individualista, de censura, de castração de pensamento livre independente de quem o abordasse”.

Também foram derrubados os vetos ao projeto do Dia Municipal de recuperação, preservação e acompanhamento das Nascentes, que agora é lei e passará a ser comemorado no dia 10 de maio, com homenagens e eventos de divulgação e a Comemoração da Semana Municipal do Centro de Referência Especializado de Assistência Social. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PM condenado por venda de arma é nomeado para chefiar secretaria de Nova Alvorada do Sul

Chefe da Otan diz que tarifas de Trump contra Rússia têm Brasil, China e Índia como alvo

Cantores sertanejos doam violões autografados para leilão em apoio à Santa Casa de Campo Grande

Ex-ministro ameaçado de prisão por Alexandre de Moraes será homenageado pela Câmara de Vereadores

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Trump perguntou a Zelenski se Ucrânia conseguiria bombardear Moscou, diz jornal

Últimas Notícias

Política

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Novamente golpistas tem usado foto de perfil e nome da senadora Soraya Thronicke (Pode) para cometer crimes

Trânsito

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Manoel Mello morreu na tarde desta terça-feira

Mundo

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Possível negociação entre Brasil e EUA influenciou na perspectiva dos investidores

Esportes

Santos confirma jogo contra o Juventude para o MorumBis após acordo com São Paulo

Acordo feito beneficia os dois times em relação à aproximação de torcedores e maior alcance de público