‘Beira a insensatez’, diz Renan Calheiros sobre convocação das Forças Armadas

Temer chamou Exército para segurança em Brasília

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Temer chamou Exército para segurança em Brasília

Após o presidente Michel Temer (PMDB) autorizar o uso das Forças Armadas em Brasília, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) criticou e declarou que a convocação “beira a insensatez”. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

“Beira a insensatez e a irresponsabilidade”.  Conforme o jornal, o senador afirma que o pedido foi realizado de forma dissimulada e colocou a responsabilidade sobre o presidente da Câmara dos Deputados. “Se o governo não se sustenta, não são as Forças Armadas que vão segurar”, afirmou. 

Decreto

A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, e autoriza o uso das Forças entre os dias 24 e 31 de maio. Conforme o jornal El País Brasil, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, utilizou da seguinte legislação: “Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”.

O ministro da Defesa disse que o protesto desta quarta-feira “degringolou para a violência, o vandalismo, o desrespeito, na agressão ao patrimônio público, na ameaça às pessoas, muitas delas servidores que se encontram aterrorizados”. Nesta tarde, foram registrados confronto entre manifestantes e tropas de choque, além de incêndio em dois ministérios e nas ruas próximas à Esplanada dos Ministérios.

Manifestantes começam a deixar a Esplanada e se dirigir ao estádio Mané Garrincha, onde estão cerca de 500 ônibus que fizeram o transporte dos participantes até o local, de acordo com o G1.

Conteúdos relacionados

lula