Eleição ocorre dia 2 de fevereiro

Quatro deputados federais anunciaram interesse em disputar a eleição da presidência da Câmara Federal. A votação ocorre no dia 2 de fevereiro.

Um dos concorrente, que divulgou nessa terça-feira (17), é o parlamentar André Figueiredo (PDT-CE). Segundo informações da Agência Câmara, Figueiredo disse que espera reunir os votos da oposição e dos deputados que não estão satisfeitos com a tramitação de projetos.

Segundo ele, esse processo está muito ligado ao Poder Executivo. Para o deputado, é preciso construir uma independência em relação aos outros poderes, com a liberdade para que os parlamentares discutam e modifiquem as propostas, em maior sintonia com a população.

O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), lançou sua campanha para o cargo no último dia 9. Rosso destacou que é preciso aproximar a Câmara da população brasileira. Para ele, é necessário também resgatar o papel de protagonismo da Câmara, a fim de ser a indutora dos grandes temas nacionais, e não ficar apenas na função reativa.

Quem também vai disputar a presidência da casa de leis federal é o líder do PTB há dez anos, o deputado Jovair Arantes (GO), que lançou nesta terça-feira (10) sua candidatura. Na opinião dele, é necessário resgatar o protagonismo da Câmara na análise de propostas e garantir a independência do Legislativo com relação ao Executivo.

Jovair afirmou que está pronto para comandar as votações que são importantes para o País, mas sem o atropelo e a pressa que, em sua avaliação, têm caracterizado o trabalho da Casa nos últimos anos.

Completando a lista, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) também irá “brigar” pela vaga e quer permanecer no cargo.