Pecuaristas e deputados se reuniram na Governadoria

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu nesta quarta-feira (21) com representantes da (Associação dos Criadores de ), (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e 12 deputados estaduais para discutir o pedido de redução de ICMS do gado para abate fora do Estado após o escândalo envolvendo supostos pagamentos de propina da JBS.

Os empresários pedem redução do ICMS de 12% para 7%, igualando a alíquota a Estados como Mato Grosso, Tocantins e Paraná, já que 45% do abate no Mato Grosso do Sul é feito pelo Grupo JBS, que estaria emitindo notas promissórias somente para 30 dias. Outro pedido é a suspensão de cobrança do . Ambos por 90 dias.Após escândalo de propina, Acrisul e Famasul pedem redução de ICMS a Reinaldo

Para o deputado Márcio Fernandes (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia, os pequenos frigoríficos teriam escala de abate para apenas daqui 45 dias. “Só o produtor está perdendo, porque vem a seca e o boi acaba emagrecendo. O governador pediu um estudo para a Sefaz até amanhã e não há perda de receita porque é uma demanda represada”, garantiu.

(PMDB) ressaltou que novos frigoríficos sinalizaram querer se instalar no Estado, mas que isso demanda tempo. “A cadeia produtiva da carne tem sido puramente prejudicada por conta da Operação Carne Fraca, Funrural e própria delação dos donos da JBS, assim como redução de consumo pelas famílias. Essa redução (de ICMS) possibilitaria que a região sul do Estado e costa leste vendesse para estados vizinhos, auxiliaria a desafogar o pecuarista que hoje produz por meio de financiamento”.

No documento protocolado pela Acrisul desde o dia 6 de junho na Governadoria, o presidente Jonatan Costa afirma que “o monopólio implantado pelo grupo LBS não nos deixa alternativa para vender o nosso estoque de bois já represados há quase dois meses”.

Estiveram presentes na reunião, além do governador, o secretário de Fazenda Márcio Monteiro, Secretário de Governo Eduardo Riedel e Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Elias Verruck.