Cabo Almi solicitou punição por falta de quórum

Onze deputados teriam justificado ausência, conforme a Assembleia Legislativa, durante sessão encerrada por falta de quórum na quinta-feira (1º). Indignado o petista Cabo Almi solicitou desconto do salário dos ausentes, porém ninguém será punido.

Com exceção de Grazielle Machado (PR), em licença médica, houve ausência por compromisso externo do Coronel Davi (PSC), Eduardo Rocha (PMDB), Felipe Orro (PSDB), João Grandão (PT), Lídio Lopes (PEN), Márcio Fernandes (PMDB), Pedro Kemp (PT) e Zé Teixeira (DEM). Após colega exigir desconto, 11 deputados justificam falta na sessão

Felipe Orro acompanhou entrega de viaturas da polícia em Aquidauana. João Grandão participava como delegado do 6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores “Marisa Letícia Lula da Silva”, em Brasília.

Lídio Lopes esteve em compromissos em municípios do Conesul, enquanto Pedro Kemp foi a aldeia de Dois Irmãos do Buritis. Os demais, conforme documentos encaminhados pela assessoria de imprensa, justificativa consta como “agenda externa à serviço do mandato”.

Sem quórum

Ao menos 13 dos 24 deputados estaduais devem estar em plenário para que projetos possam ser votados. Na quinta-feira, no entanto, havia apenas o limite e com a saída de Paulo Siufi (PMDB) para compromisso externo houve suspensão da pauta por falta de quórum.

Indignado, Cabo Almi pediu desconto de salário dos faltosos. O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), esclareceu que medida consta no regimento e os deputados são lembrados durante reuniões internas sobre necessidade de presença durante as votações.

Mochi citando o regimento ressaltou que são permitidas até três ausências justificadas por mês, sendo por agenda à serviço do mandato ou representação oficial da Assembleia Legislativa durante eventos. A última deve ser autorizada pela Mesa Diretora.