Médico Sebastião Nogueira fez duras críticas ao deputado

“O deputado usa a saúde para se promover. Ele explora a dor, o sofrimento, a miséria, a desgraça das pessoas mais necessitadas para se promover politicamente”. Essa pesada acusação foi feita em vídeo por ninguém menos que o respeitado médico e advogado Sebastião Nogueira, secretário municipal de Saúde de , município distante 228 quilômetros de Campo Grande. Membro do alto escalão da administração de Murilo Zauith (PSB), ele foi um dos primeiros nomes indicados para compor o secretariado logo após a reeleição do socialista em 2012.

Na gravação de 2 minutos e 28 segundos divulgada nesta sexta-feira (30) pelas redes sociais, Nogueira dá um depoimento sem poupar críticas ao parlamentar do PSDB que é candidato à prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Filiado ao PMDB, partido que tem Renato Câmara na disputa, o secretário de Saúde não pede voto para ninguém especificamente, mas alerta para “a obrigação de conhecer e escolher o melhor candidato a prefeito para Dourados”.

“Venho nesse momento esclarecer algumas falas que o deputado Geraldo Resende vem trazendo sobre a saúde pública do nosso município. O Geraldo prega o caos, Geraldo prega o apocalipse, o Geraldo prega o desastre, dizendo que nossa saúde passa por um momento crítico; não é verdade. Temos dificuldades sim, muitas dificuldades principalmente por encontrar no deputado Geraldo Resende um opositor, um deputado que não atuou trazendo os benefícios que a nossa cidade precisa”, pontuou Nogueira.

Essas pesadas críticas ocorrem justamente depois que o deputado federal e candidato a prefeito criticou o secretário municipal de Saúde ao longo da campanha. Durante o debate promovido pela TV Morena, no domingo (25), o tucano chegou a citar nominalmente Nogueira, com queixas à gestão da saúde pública no município.

“O Geraldo prega a todo canto, para todo lado, dizendo que ele é que trouxe várias obras para nossa cidade. Não é verdade. Não existe nenhuma emenda parlamentar do deputado Geraldo Resende para a saúde pública de Dourados nesses últimos anos. Vou citar, por exemplo, uma grande mentira que o Geraldo prega para você e para todos nós: o Geraldo fala que ele é o responsável por trazer a UPA para Dourados. Não é verdade. A UPA é um programa nacional, um programa do Ministério da Saúde, e foi inserido, cadastrado, na época pelo prefeito Laerte Tetila. E foi construído pelo prefeito Murilo. Nós abrimos a UPA em dezembro de 2014 e de lá até hoje o governo federal nos deve mais de R$ 5 milhões do custeio. E eu digo ainda mais, o custeio da UPA, que é aquele dinheiro que vem para o medicamento, para compra do material, para a cirurgia, não acontece”, explicou Nogueira.

Antes do fim da gravação, o secretário municipal elevou o tom das críticas ao candidato do PSDB à Prefeitura de Dourados. “O deputado Geraldo Resende usa a saúde para se promover. Ele explora a dor, o sofrimento, a miséria, a desgraça das pessoas mais necessitadas para se promover politicamente”, desabafou Sebastião Nogueira.

Ao ser contactado pela reportagem do Jornal Midiamax, Geraldo Resende, não quis entrar em detalhes sobre o assunto e demonstrou já estar ciente do vídeo. “Sem comentários. Nem vou falar sobre o assunto. Não vou gastar energia com uma situação dessa. Todo mundo sabe que é meu desafeto preferido”, disse o deputado federal Geraldo Resende. (Colaborou Mariana Anjos)

Assista o vídeo