Vereadores preferem muro e podem frustrar planos de reeleição de Bernal
Prefeito tenta última cartada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeito tenta última cartada
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), tenta convencer vereadores a integrarem a base de sustentação dele na Câmara mas, como de costume, desde que começou o mandato, encontra dificuldade. O progressista tem a fama de não ser dos melhores para se conviver e não conseguiu, desde o início, articulação política para garantir sustentabilidade. Agora, no último ano, tenta reverter a difícil situação criada, segundo alguns vereadores, por ele mesmo.
O vereador Airton Saraiva (DEM), oposição declarada a Bernal, explica que o prefeito começou mal desde os primeiros dias, quando desafiou a Câmara, sem motivo, na primeira visita que fez ao Legislativo. Segundo Saraiva, Bernal chegou e disse: agora eu tenho a caneta. A declaração irritou vereadores, que receberam o recado como uma declaração de guerra.
Agora, no último ano, Bernal tenta, novamente, reverter este quadro, que o levou, inclusive, a cassação. O primeiro alvo é o PT, que já foi aliado, mas agora anda meio distante. Após várias trocas e farpas, sobre cargos, petistas e Bernal tentam fechar um acordo, que torna-se difícil perto da eleição.
O secretário de Governo de Bernal, Paulo Pedra (PDT), tem esperança de conquistar oito para a base de sustentação, mas terá dificuldade. Os vereadores entrevistados pela reportagem não demonstraram interesse em compor a base e querem ficar independentes.
O vereador Francisco Saci (PRTB), um dos cotados para base de Bernal, alega não ter conversado com o grupo do prefeito recentemente e, por enquanto, continuará independente. “Não conversei com ninguém. Continuo independente. É um ano político, de definir chapa, esperar. Temos que votar pelo bem da cidade, que é obrigação nossa”, justificou.
O vereador Roberto Durães (PT), aguarda reunião do partido, mas também usa discurso da responsabilidade que tem como representante do povo. “Na verdade, temos a responsabilidade de, como vereadores, homens públicos, participarmos da construção de uma nova sociedade, da valorização humana. Ajudamos o Bernal no segundo turno. Fomos incansáveis na consciência de que não poderia ser cassado, por não ser legal, democrático. Houve esta ruptura e eu não estava presente. Eu, voltando, entendi que deveria ser elo para, por mais que tenhamos poderes independentes, tenha harmonia. O que o prefeito faz a favor do povo, tem meu apoio. Não tem, vou pra cima disso”, justificou.
O vereador Eduardo Cury (PTdoB) também quer independência e não vê com bons olhos a ideia de se definir como base ou oposição. “Eu, particularmente, acho que não é bom ficar engessado, imobilizado, só com duas opções na vida: ou contra a administração ou a favor. Além de não ser inteligente, não vejo isso como uma coisa que a população aceite ou concorde. Não posso ser oposição de quem esteja acertando e, ao mesmo tempo, não posso defender pessoas indefensáveis. Como o prefeito não tem como linha de administração a troca de cargo ou barganha, nos ficamos muito a vontade com isso. Não me sinto na obrigação de cumprir acordo. Não fiz acordo”, concluiu.
Além de Eduardo Cury, Francisco Saci e o trio de petistas, composto por Durães, Alex do PT e Ayrton do PT, Bernal tenta manter os vereadores Betinho (PRB), Luiza Ribeiro (PPS) e Cazuza (PP) na base dele.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.